Projeto Escolas Solares do RN pode ser replicado em todo o Brasil, anuncia ministra

Projeto Escolas Solares, do RN, deverá ser replicado no Brasil, diz ministra

O projeto “Escolas Solares”, desenvolvido no Rio Grande do Norte, que utiliza mini usinas de energia solar para aulas práticas em escolas públicas, pode ser expandido para todo o Brasil. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, expressou essa intenção durante visita à Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, uma das 13 unidades do estado que já implementam o projeto.

A iniciativa, fruto de um convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), visa aprimorar o aprendizado de matemática, física e geografia no ensino médio. A ideia é integrar o projeto ao “Programa Mais Ciência na Escola”, lançado em junho deste ano, com o objetivo de criar “laboratórios mão na massa” para estimular o ensino científico. Segundo a ministra, “A gente vai querer a Escola Solar como mais um instrumento de aprendizado para os estudantes brasileiros”.

Investimento Inicial e Expansão

A primeira fase do projeto recebeu R$ 1 milhão, viabilizado por emenda parlamentar do então senador Jean Paul Prates, e implementou laboratórios práticos em 13 municípios do Rio Grande do Norte. Os recursos foram utilizados para a instalação de kits solares – incluindo mini usinas e estações solarimétricas portáteis – desenvolvimento de material didático e capacitação de 41 professores. Os municípios contemplados foram: Natal, Parnamirim, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, João Câmara, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues e Mossoró.

Impacto e Formação de Profissionais

Jean Paul Prates destacou que o projeto não só reduzirá os custos com energia nas escolas, mas também “vai formar alunos e capacitar profissionais para empregos nessa indústria”. Ele também mencionou a importância das emendas parlamentares para o avanço da ciência e tecnologia, embora poucas sejam direcionadas para essa finalidade. “As emendas […] servem, certamente, para fazer uma semente como essa, do projeto, que depois pode escalar e chegar a todo o país”, afirmou o ex-senador.

Entrega e Metodologia

O projeto no Rio Grande do Norte está em fase de validação da metodologia e sua entrega oficial está prevista para março. O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, explicou que o objetivo é levar a tecnologia real para o aprendizado, “trazendo a tecnologia real para o aprendizado do que corriqueiramente se estuda apenas no quadro, na sala de aula ou por um livro”. O projeto, iniciado em 2022, envolveu importação de equipamentos, preparação das escolas e treinamento de equipes. O coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, complementou que estas equipes “serão semeadores de conhecimentos sobre energias renováveis”.

Conexão com a Rede Elétrica

Atualmente, está em processo de homologação junto à concessionária de energia elétrica do estado para conexão com a rede. O pesquisador do ISI-ER e coordenador do projeto, Hudson Resende, informou que “Dessa forma, possíveis excedentes de geração poderão virar créditos de compensação, ou seja, efetivamente economia na conta de luz das escolas”. Por meio do projeto, os alunos terão oficinas práticas sobre projeto, instalação e operação de usinas solares conectadas à rede elétrica. Segundo ele, este “projeto-piloto inovador integra os processos de aprendizagem da educação aos processos de implantação de tecnologia e informação envolvidos no desenvolvimento e instalação de uma usina solar, além de gerar energia contribuindo para a eficiência energética e sustentabilidade na escola”.

A ministra Luciana Santos ressaltou a importância da familiaridade dos estudantes com a nova economia energética, mencionando que “Hoje, nós temos quase 90% da matriz energética do Brasil limpa e ou renovável e queremos que nossos estudantes tenham familiaridade com essa nova economia”. Ela também enfatizou a criação de sinergia entre o SENAI e as escolas, descrevendo um “ecossistema em que o SENAI participa, a escola participa, ou seja, o caminho pelo qual a gente soma esforços”.

Expansão no RN

Uma nova etapa do projeto, chamada Escolas Solares SEEC/RN, está em andamento em parceria com a Secretaria estadual de Educação, beneficiando mais seis escolas nos municípios de Natal, Parnamirim, Açu e Mossoró.