Frequentadores da praia de Ponta Negra, em Natal, têm notado mudanças no comportamento do mar após a conclusão da obra de engorda, também conhecida como aterramento. Relatos indicam que as ondas parecem estar mais fortes, gerando preocupações entre banhistas e nadadores.
O aposentado italiano Eduardo Giordano, que costuma passar os verões na capital potiguar, compartilhou suas impressões: “Eu acho que aqui, ano que vem, o ano próximo, vai melhorar, o mar faz seu trabalho. Porque no momento tem pedra, tem buraco”. Outro frequentador, o aposentado Cláudio Silva, que faz parte de um grupo de nadadores, destaca que: “Aqui, nessa área em frente ao Morro do Careca, tinha uma enseada onde a onda não chegava com força. Foi tirado e a rebentação está chegando em todo lugar”. Silva acrescenta que mesmo quem nada bem precisa ter cautela com as novas condições do mar.
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) reconhece as alterações e informa que o mar passará por um processo de estabilização. De acordo com o secretário Thiago Mesquita: “Ele será suavizado nas próximas semanas, principalmente nos próximos meses, normalizando o banho. Mas, lembrando, Ponta Negra é uma praia que requer, nas marés altas, todo cuidado possível”.
Além do comportamento das ondas, a presença de pedras na areia também tem chamado a atenção. Segundo a prefeitura, esse material calcário, comum no fundo do mar, veio junto com a areia utilizada na engorda. A Semurb planeja iniciar, já em fevereiro, a limpeza da areia com equipamentos específicos para remover essas pedras. “Esse material se encontra no fundo de qualquer oceano do mundo. É impossível, em qualquer tipo de explotação, não vir junto com a areia, esse material calcário, porque ele é um material inerte que deposita no fundo do mar. Agora, o que nós estamos fazendo? Agora em fevereiro a Semurb vai colocar equipamentos para fazer a limpeza da areia. Então é uma questão temporária”, afirmou Mesquita.
A boa notícia é que os últimos 200 metros da obra, próximos ao Morro do Careca, que estavam interditados, foram liberados para acesso ao público neste fim de semana. O garçom José Tenório observou mudanças significativas: “O morro alinhou. Tinha uma parede com mais de 2 metros. Agora está mais tranquilo. Outras partes estavam quase desabando e agora preencheu”.
A obra de engorda em Ponta Negra é um projeto que visa aumentar a faixa de areia da praia, buscando beneficiar o turismo e a segurança da área. No entanto, a mudança no perfil da praia trouxe também desafios, como o comportamento das ondas e a presença de pedras. O monitoramento e a estabilização da área, por parte da prefeitura, serão cruciais para garantir a segurança e o aproveitamento da praia pelos moradores e visitantes.
Prefeitura de Natal testa robôs para inspeção de drenagem antes das chuvas