A Junior Achievement do Rio Grande do Norte (JA RN) abriu inscrições para dois cursos online e gratuitos sobre inteligência artificial generativa. A iniciativa é direcionada a jovens com mais de 18 anos que não estejam cursando ou já tenham concluído o ensino superior. O projeto é realizado em parceria com a Junior Achievement Brasil, UNESCO, Junior Achievement Américas e KPMG.
Com um total de 200 vagas, as inscrições estão abertas até o dia 25 de março e podem ser realizadas online através do seguinte link.
Os cursos oferecidos são:
- Fundamentos da IA Generativa
- Explorando a IA Generativa
Os módulos, quando somados, totalizam aproximadamente oito horas de aprendizado. Os participantes têm a opção de se inscrever em ambos os cursos e, ao completarem a carga horária exigida, receberão um certificado emitido pela JA Américas e pela UNESCO.
As aulas serão ministradas em inglês, com legendas disponíveis em português, por meio de uma plataforma online. Os alunos selecionados receberão por e-mail as instruções necessárias para acesso. Aqueles que concluírem os cursos dentro do prazo estabelecido manterão o acesso à plataforma para explorar outros conteúdos disponíveis.
Malu Fontes, presidente da Junior Achievement RN, destaca a importância da iniciativa para o futuro do país: “Se o Brasil quer sobreviver economicamente nos próximos anos, vai precisar incluir digitalmente muita gente, em especial, no que se refere a IA, que será o divisor de uma nova era”. A crescente importância da inteligência artificial (IA) no cenário nacional pode ser ainda mais percebida em iniciativas como a discussão sobre Brasil Impulsiona Discussão sobre IA na Saúde Durante Presidência do BRICS em 2025.
A colaboração global entre a KPMG, a Junior Achievement e a Global Skills Academy da UNESCO tem como objetivo preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho. “Essa parceria oferece aos jovens as ferramentas que precisam para enfrentar o mundo do trabalho do futuro, que vai envolver cada vez mais ferramentas como a IA”, reforça Fontes. Projetos inovadores com IA também estão sendo reconhecidos, como o de um Professor do Espírito Santo é finalista do Global Teacher Prize por projeto inovador com contos populares e IA. Além disso, a IA tem se tornado pauta central em diversas instituições, como evidenciado na notícia sobre Carlos Thompson assume presidência do TCE-RN com foco em inteligência artificial e avaliação de políticas públicas.
Leave a Reply