Prefeitura de Natal busca recursos em Brasília para mitigar impactos das chuvas

Paulinho anuncia que vai a Brasília buscar recursos para obras que reduzam o impacto das chuvas

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, anunciou que irá a Brasília em busca de recursos federais para financiar obras estruturantes destinadas a minimizar os efeitos das fortes chuvas na capital potiguar. O anúncio foi feito durante uma reunião com secretários municipais, realizada nesta segunda-feira (17) no Palácio Felipe Camarão.

Entre os projetos que serão apresentados ao governo federal, destacam-se iniciativas de urbanização, pavimentação, drenagem, requalificação urbana e recuperação de áreas consideradas prioritárias. O objetivo é obter financiamento para a execução dessas obras, visando reduzir os impactos negativos das chuvas na cidade. As recentes chuvas intensas em Natal mostram a urgência dessas medidas.

Durante o encontro, a Prefeitura de Natal apresentou um balanço das intensas chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Em algumas áreas, o volume acumulado chegou a 272,5 mm em um período de 96 horas. O prefeito Freire enfatizou que o trabalho preventivo de limpeza das lagoas de captação e da rede de drenagem contribuiu para atenuar os impactos. Ele também ressaltou a importância de se proteger contra doenças como a leptospirose, cujo risco aumenta com as chuvas.

“Todos devem lembrar que todo ano transbordava mais de 14 lagoas em nossa cidade e, agora, tivemos registro de cinco lagoas que transbordaram, uma delas devido a roubo da fiação da bomba. Isso significa que o trabalho preventivo vem sendo feito”, afirmou Paulinho Freire.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) registrou 27 pontos de alagamento desde a última quinta-feira (13), sendo que 16 foram classificados como intransitáveis. A secretária da STTU, Jódia Melo, informou que a pasta está elaborando relatórios detalhados para subsidiar projetos que busquem soluções definitivas para esses problemas de alagamento. A chuva intensa não afeta apenas Natal, mas também cidades vizinhas como Macaíba.

Além das medidas estruturais, a Prefeitura de Natal tem oferecido assistência às famílias afetadas pelas chuvas, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). A secretária Nina Souza destacou as ações de apoio:

“Nós estamos nas ruas, indo até as pessoas, distribuindo kits de alimentação e de higiene, e incluindo, quem precisa, no aluguel social. É importante que as pessoas liguem para o 190, acionem a Defesa Civil e imediatamente nós seremos informados”.

As Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Infraestrutura (Seinfra) mantêm equipes em regime de prontidão 24 horas para atender às ocorrências. A secretária da Semdes, Samara Trigueiro, ressaltou a importância da ação conjunta das secretarias para garantir um atendimento rápido e eficiente à população.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *