UFRN e Academia Sibelius celebram 10 anos de intercâmbio com concerto gratuito em Natal

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) será palco de uma celebração musical nesta sexta-feira (28), às 19h, no Auditório Onofre Lopes. O evento, que tem entrada franca, marca os 10 anos de parceria entre a UFRN e a renomada Academia Sibelius, da Finlândia. A apresentação reunirá jovens talentos musicais de Natal e artistas internacionais, prometendo uma noite de diversidade e celebração cultural.

Os ingressos para o concerto podem ser retirados até quinta-feira (27) na Coordenação de Eventos da EMUFRN. A expectativa é alta para a performance que celebra uma década de intercâmbio frutífero entre as instituições.

Projetos sociais natalenses em destaque

O evento contará com a participação especial de jovens músicos de projetos sociais da capital potiguar, incluindo o Conexão Felipe Camarão, Ilha de Música e Tocando a Vida com D’Amore. Essas iniciativas, que têm como objetivo a transformação social através da música, oferecem educação musical para crianças e adolescentes em comunidades carentes de Natal. Fábio Presgrave, professor da EMUFRN e coordenador do projeto, ressalta a importância dessas parcerias para o desenvolvimento cultural e social da região. Em outra celebração musical em Natal, Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira com show em Natal, mostrando a efervescência cultural da cidade.

Diversidade cultural no palco da EMUFRN

Além dos artistas finlandeses e dos jovens talentos locais, a apresentação contará com a presença de músicos de diversas nacionalidades, incluindo representantes da Tanzânia, Peru, Bangladesh, Irã, Colômbia e Suíça. O músico brasileiro Adriano Adewale também se juntará ao grupo, enriquecendo ainda mais a diversidade cultural do evento. A colaboração internacional demonstra o alcance e a importância do intercâmbio entre a UFRN e a Academia Sibelius ao longo dos últimos 10 anos. Assim como a EMUFRN, outros locais em Natal promovem a cultura, como o bairro da Ribeira, que recentemente teve um evento para reviver sua história com caminhada e festival cultural.

Projetos sociais: transformando vidas através da música

Os projetos sociais que participarão do concerto desempenham um papel crucial na comunidade natalense. O Conexão Felipe Camarão, como o nome indica, atua diretamente na comunidade de Felipe Camarão. A Ilha de Música desenvolve suas atividades na Redinha, enquanto o Tocando a Vida com D’Amore homenageia o violinista Oswaldo D’Amore, idealizador da iniciativa, que busca transformar a vida de jovens através da música e da arte. Além da música, Natal: Justiça determina reestruturação de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, mostrando o cuidado com o futuro dos jovens na cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *