O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo para estudantes solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados agora têm até esta sexta-feira, 2 de maio, para realizar o pedido.
A prorrogação, anunciada pelo Inep, visa garantir que mais estudantes tenham a oportunidade de participar do exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. É importante estar atento às oportunidades de incentivo, como o Programa Pé-de-Meia, que busca apoiar estudantes de baixa renda.
Quem tem direito à isenção?
De acordo com o edital do Enem 2025, podem solicitar a isenção da taxa os participantes que se enquadrem em um dos seguintes critérios:
- Estar cursando o último ano do ensino médio em 2025 em escola pública (incluindo todas as modalidades de ensino) informada ao Censo Escolar da Educação Básica.
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como solicitar a isenção:
Para solicitar a isenção da taxa, os candidatos devem seguir os seguintes passos:
- Acessar a Página do Participante no site do Inep: enem.inep.gov.br/participante
- Informar o número do CPF, data de nascimento, um e-mail válido e número de telefone.
- Justificar a ausência no Enem 2024, caso tenha obtido isenção e não comparecido às provas, anexando a documentação comprobatória necessária.
- Preencher o formulário de solicitação de isenção com atenção e criar um cadastro na plataforma Página do Participante.
Justificativa de ausência no Enem 2024:
Candidatos que obtiveram a isenção da taxa no Enem 2024, mas não compareceram às provas, precisam justificar a ausência para ter direito à gratuidade novamente em 2025. A justificativa deve ser feita no mesmo sistema de solicitação de isenção, apresentando um dos documentos a seguir:
- Boletim de ocorrência (assalto, furto ou acidente de trânsito).
- Certidão de casamento ou contrato de união estável (dia do exame).
- Certidão de óbito de familiar.
- Certidão de nascimento (maternidade ou paternidade).
- Atestado médico (emergência, internação ou repouso).
- Mandado de prisão (privação de liberdade).
- Documento comprovando mudança de domicílio.
- Documento comprovando intercâmbio acadêmico ou atividade escolar.
É importante ressaltar que documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis não serão aceitos para justificar a ausência. Além disso, não é possível justificar a ausência no Enem 2024 sem solicitar a isenção para o Enem 2025.
Cronograma:
- Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção: 14/04/2025 a 02/05/2025.
- Resultado da justificativa e solicitação de isenção: 12/05/2025.
- Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2025 a 16/05/2025.
- Resultado do recurso: 22/05/2025.
O Inep informa que os editais com as regras e datas para a inscrição no Enem 2025 serão divulgados em breve. A aprovação da isenção não garante a inscrição no exame; todos os candidatos, isentos ou não, deverão se inscrever no período estabelecido. Fique atento também às iniciativas que buscam fortalecer a gestão democrática nas escolas, como as recomendações do MPRN para criação e manutenção de conselhos escolares.
Leave a Reply