O canal de acesso ao Porto de Natal será submetido a uma dragagem emergencial a partir de 29 de abril de 2025, com o objetivo de remover um banco de areia que representa risco de encalhe para embarcações. A intervenção, orçada em R$ 6,4 milhões, será realizada pela draga Ortelius, da empresa holandesa Jan de Nul.
De acordo com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), responsável pela administração do terminal portuário, a operação visa garantir a segurança das atividades portuárias. A CODERN, inclusive, já lançou licitação de R$ 54,5 milhões para dragagem do canal do Porto de Natal. A previsão é de que a dragagem emergencial remova cerca de 70.000 metros cúbicos de sedimentos do canal, que atravessa o rio Potengi, e tenha duração aproximada de 30 dias. A UFRN e Fecomércio-RN Unem Forças na Revitalização do Rio Potengi.
Antecedentes e Impactos
A necessidade da dragagem emergencial se justifica por um incidente ocorrido em 10 de novembro de 2023, quando um navio graneleiro russo de 180 metros de comprimento encalhou no banco de areia ao se aproximar do porto. Este evento reforça a urgência da intervenção para evitar novos acidentes e prejuízos às operações portuárias. Para mais informações, veja sobre a Dragagem emergencial no Porto de Natal: R$ 6,4 milhões para desobstrução do canal.
A CODERN ressalta que, apesar da urgência da dragagem emergencial, o processo licitatório para a dragagem de manutenção de todo o canal de acesso ao porto, previsto para o segundo semestre de 2025, com previsão de conclusão em final de junho, permanece aberto. Essa iniciativa de manutenção preventiva busca garantir a navegabilidade a longo prazo.
Investimento Governamental e Projeções Futuras
O governo do Rio Grande do Norte estima um investimento total de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura portuária, incluindo a dragagem emergencial e de manutenção, além da implantação de defensa na Ponte Newton Navarro, que sobrevoa o canal. O Porto de Natal receberá R$ 62 milhões em investimentos para obras de dragagem e readequação. A expectativa é de que essas melhorias permitam que o porto opere na sua plena capacidade, impactando positivamente a exportação de frutas do estado, cujo embarque se inicia em agosto. O MPRN intensifica ações para recuperação de rios Potengi, Pitimbu e Doce na Grande Natal.
O aumento da capacidade de exportação pelo Porto de Natal é fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, e as obras de dragagem representam um passo importante para garantir a competitividade do estado no cenário internacional.
Leave a Reply