Uma adolescente de 15 anos, identificada como Jucielem Bianca Rodrigues Campelo, faleceu na noite de segunda-feira (28) em sua residência, localizada em Extremoz, na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, vítima de um choque elétrico. O incidente ocorreu enquanto a jovem se preparava para dormir e tentava conectar um carregador de celular e um ventilador utilizando um adaptador de tomada, popularmente conhecido como "T" ou "benjamim".
De acordo com relatos da família, o acidente aconteceu por volta das 20h, no bairro Esporte Clube, onde Jucielem residia. Após jantar, a adolescente dirigiu-se ao quarto com a intenção de se preparar para o repouso noturno.
Os pais de Jucielem estavam na cozinha no momento do ocorrido e, ao ouvirem os gritos da filha, correram para prestar socorro.
"Ela colocou o 'T' e já ficou agarrada, não soltou mais. Quando soltou, já caiu dura no chão, não teve mais solução. Os médicos falaram que ela já chegou morta no hospital", lamentou a mãe, Maria Elza Rodrigues, detalhando que a filha não havia saído do banho e estava descalça no momento do acidente.
A vítima foi prontamente levada por vizinhos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Extremoz, porém, a equipe médica constatou que ela já havia falecido. Em Extremoz, a comunidade lamenta a perda trágica da jovem.
Familiares relataram que Jucielem havia celebrado seu aniversário de 15 anos recentemente, com uma festa organizada pela família.
Jefferson Alvinys, primo da vítima, expressou a fragilidade da vida e alertou para os perigos de acidentes domésticos: "A vida é um sopro. A gente nunca está preparado para perder alguém ou muito menos espera a hora que a gente vai partir, como vai partir. Mas a gente sabe que um simples choque doméstico pode tirar, cessar a vida de alguém. A gente precisa ter bastante cuidado".
*Riscos no uso de adaptadores tipo "T"*
O Corpo de Bombeiros adverte sobre os riscos associados ao uso de adaptadores que não possuem certificação de órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta a segurança dos equipamentos.
Segundo o Tenente Segundo, oficial de operações do Corpo de Bombeiros, "O ideal é utilizarmos esses outros equipamentos [filtros de linha], porque esses [adaptadores] geralmente não tem um selo do Inmetro, de qualidade, então a gente não sabe a procedência deles, pode ter utilizado materiais que possam gerar curto-circuito ou choque elétrico".
O oficial complementa recomendando "utilizar esses filtros de linha, que pode ligar ou desligar, que tem disjuntor e caso haja sobrecarga no local ele vai acionar esse fusível, que vai queimar e vai evitar a sobrecarga do equipamento. É importante lembrar que MPRN recomenda medidas para combater poluição sonora em Extremoz, RN, mas a segurança elétrica também é fundamental."
Além disso, o Corpo de Bombeiros orienta que se observem as condições dos aparelhos eletrônicos, verificando se há fios desencapados ou odores estranhos. Em caso de choque elétrico, a prioridade é desligar o disjuntor antes de tentar socorrer a vítima.
"O nosso impulso é querer ajudar. A gente quer ajudar já puxando a pessoa, mas não pode porque ela está tendo um choque elétrico e nesse choque ao pegarmos na pessoa o choque será passado pra pessoa que também está ajudando", explicou o Tenente Segundo.
O oficial finaliza enfatizando a importância de conhecer a localização do disjuntor: "Saiba onde é o disjuntor da casa, do trabalho, pra caso um conhecido sofra um choque, você saiba onde desligar, não fique procurando onde é e acabar demorando a fazer o atendimento. É chegar no disjuntor, desligar a energia pra fazer os primeiros socorros", disse.
Leave a Reply