A Pinacoteca Potiguar, em Natal, será palco da estreia do curta-metragem Julião, Filhos da Praia, dirigido pela documentarista Mônica Mac Dowell. A exibição, que acontece neste sábado (3), às 17h30, integra a programação da mostra Faces do Reduto e tem entrada gratuita.
O filme faz parte da Trilogia do Reduto, que também inclui os documentários Rosa de Aroeira e À Deus Querer, todos dedicados a retratar comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte. A mostra Faces do Reduto tem como objetivo valorizar as expressões culturais e a resiliência de grupos que enfrentam transformações em seus territórios. Inclusive, a Pinacoteca já recebeu a trilogia cinematográfica, celebrando a cultura do Reduto em Natal.
Julião, Filhos da Praia oferece um olhar poético e documental sobre a vida dos pescadores artesanais da praia de Tourinhos, no litoral norte potiguar. O curta-metragem destaca os desafios enfrentados por essas famílias em face das mudanças econômicas e sociais, revelando a profunda conexão ancestral da comunidade com o mar e a transmissão de saberes entre gerações. A produção enfatiza a importância da herança cultural como um instrumento de resistência e de identidade. Projetos como o Trapiá Semente 2025 também levam transformação social, dessa vez ao Seridó potiguar.
Após a exibição do filme, o público terá a oportunidade de participar de um debate com a cineasta Mônica Mac Dowell e o curador da mostra, Manoel Onofre Neto. Para encerrar a programação, a cantora Valéria Oliveira, responsável pelas trilhas sonoras originais da trilogia, fará uma apresentação. A cultura potiguar está sempre em movimento, como vemos também no Bardallo's Comida & Arte, que celebra 20 anos de resistência cultural em Natal.
Veja o post no Instagram:
Leave a Reply