Incêndio de grandes proporções destrói sucata em Parnamirim, RN

VÍDEO: Incêndio destrói sucata na Grande Natal

Um incêndio de grandes proporções consumiu uma sucata na manhã deste sábado, 3 de maio de 2025, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O fogo, que começou por volta das 8h30 no bairro Rosa dos Ventos, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Natal e São Gonçalo do Amarante. A causa do incêndio ainda é desconhecida, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros do RN, inclusive, tem recebido recomendações para rigor no pagamento de diárias operacionais.

Segundo Deilton José, proprietário da sucata, um funcionário precisou ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por inalar fumaça, mas passa bem. O próprio Deilton sofreu queimaduras leves.

Combate ao Fogo

Para conter as chamas, foram utilizados mais de 50 mil litros de água, com o apoio de carros-pipa da Marinha do Brasil e da Defesa Civil Municipal. A colaboração foi essencial para o reabastecimento das equipes de bombeiros.

Ajuda da População

Moradores da região auxiliaram na retirada de veículos da sucata. “[As pessoas] trouxeram água e tentaram tirar os veículos que estavam lá”, relatou Deilton José.

Impacto e Isolamento

Casas e comércios próximos à sucata foram isolados devido ao risco de propagação do fogo. Comerciantes chegaram a retirar seus pertences temendo que as chamas atingissem seus estabelecimentos. Felizmente, nenhum outro imóvel foi afetado. Vale lembrar que Parnamirim está sempre atenta à segurança, com a prefeitura se preparando para convocar aprovados no concurso para Guarda Municipal.

Relato do Proprietário

Deilton José, que assumiu a propriedade da sucata há três meses após oito anos como funcionário, acredita que um curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio. “Um curto-circuito lá em cima, a gente tentou apagar o fogo, mas como era só plástico, o fogo se espalhou rapidamente. Desceu para a sucata”, explicou.

Apesar do prejuízo, Deilton agradeceu o apoio recebido: “Só tentei salvar os carros dos meus clientes que estavam dentro, mas não teve muito o que fazer, não. Agradecer a quem me ajudou. Eu sou muito grato ao pessoal. Muita gente tentou ajudar. Eu tenho que agradecer de coração a cada pessoa. Existe gente boa no mundo e só agradecer a esse pessoal”.

Testemunhos

O comerciante Leonardo dos Santos lamentou o ocorrido: “Para a gente, que é comerciante, dói no coração, dói demais, porque a gente vê ele batalhando aqui de domingo a domingo pra conquistar, pagar as coisas dele. E você vê, assim, seu patrimônio pegando fogo, se destruindo e você não poder fazer nada”.

Laíssa Itamara, motoentregadora, descreveu o pânico no momento do incêndio: “Começaram a dizer: 'é incêndio, é incêndio'. Ela [a amiga] pegou os extintores do local, levou até os rapazes que estavam lá. Mas aí, na hora, foi tudo muito rápido”. Ela ainda relatou a intensidade das explosões: “Foi muito estrondo. E a fumaça tampou aqui tudo. A gente não conseguia nem se ver por aqui por dentro. Teve que descer na urgência mesmo. E só os estrondos, muito pneu estourando. Era um estrondo muito alto, muito alto mesmo. Chega estava assustando, não tinha como ficar perto”.

Deilton José expressou esperança em superar a situação: “Eu acredito que Deus vai chegar com providência na minha vida, só isso”. A população de Parnamirim demonstra sua fé em eventos como a Festa de Nossa Senhora de Fátima em Parnamirim, que traz esperança e união à comunidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *