Disputa territorial: RN e CE divergem sobre 181 metros de fronteira em Tibau e Icapuí

'Nenhum centímetro a menos': cidades do RN e CE disputam 181 metros de território

A instalação de uma placa divisória reacendeu a polêmica entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE), que disputam a posse de 181 metros de território na divisa entre os dois estados. A celeuma teve início em 24 de abril, após o governo do Ceará instalar uma nova placa na rodovia estadual CE 261.

De acordo com a prefeitura de Tibau, a nova marcação avança indevidamente sobre terras potiguares. Em contrapartida, o governo cearense alega que a instalação da placa foi embasada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação no Brasil, por exemplo, é um dado importante para entender o cenário socioeconômico da região.

A prefeita de Tibau, Lidiane Marques, publicou um decreto na última sexta-feira (2) autorizando a remoção imediata da placa. A gestora justificou a medida afirmando que a área em questão sempre foi atendida pela administração municipal, que oferece serviços essenciais como saúde, educação e coleta de lixo aos moradores. O MPRN Recomenda Criação e Manutenção de Conselhos Escolares em Tibau, mostrando o compromisso com a educação na região.

"Esse decreto, que estou assinando hoje, determina a retirada urgente dessa placa e reforça, que é o nosso compromisso com os moradores aqui da Nova Tibau. Que aqui é Tibau, sempre foi e sempre será, e a nossa resposta é clara: nenhum centímetro a menos.", declarou a prefeita. A escolaridade no RN avança, o que pode influenciar as decisões políticas e econômicas da região.

Segundo a prefeitura de Icapuí, o governo do Ceará planeja realizar uma nova marcação da divisa para dirimir as dúvidas e tensões entre os municípios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *