Estão abertas as inscrições para o Cursinho Confluências de Educação Popular, uma iniciativa totalmente gratuita destinada a estudantes que buscam ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares. O projeto também convida educadores e ativistas interessados em contribuir para a causa, reforçando seu compromisso com a transformação social por meio da educação. Vale lembrar que o Inep prorrogou o prazo para a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025.
No Rio Grande do Norte, o Cursinho Marielle Franco oferece aulas presenciais aos sábados, das 9h às 16h, na Escola Estadual Pe. João Maria, localizada no bairro Potengi, em Natal. O foco principal são jovens das periferias, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e outros grupos historicamente marginalizados do acesso à educação superior. A UFRN também possui um projeto que combate o analfabetismo e promove inclusão em Natal.
O Confluências de Educação Popular expande sua atuação para diversas regiões do Brasil e países africanos, como Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O objetivo central é capacitar indivíduos com pensamento crítico e engajamento social, preparando-os não só para os exames, mas também para serem agentes de mudança em suas comunidades. O MEC lançou programas Partiu IF e Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco em estudantes da rede pública, uma iniciativa similar.
Os interessados em participar do cursinho podem encontrar mais informações e o formulário de inscrição no site oficial do projeto e preencher o formulário de inscrição.