O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas entre 26 de maio e 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.
O Enem, criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O exame possibilita o acesso a universidades públicas e privadas por meio de programas como:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): Plataforma que reúne vagas em instituições públicas de ensino superior.
- Programa Universidade para Todos (Prouni): Oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): Financiamento para estudantes de cursos superiores.
Além de ser utilizado como critério de acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem também é aceito em universidades de Portugal que mantêm convênio com o Inep, proporcionando aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar em instituições europeias. Para quem busca alternativas de estudo, o Cursinho gratuito Confluências oferece aulas preparatórias para o ENEM no RN.
O edital completo, com todas as informações sobre a taxa de inscrição e as formas de pagamento, será publicado em breve. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição já se encerrou em 2 de maio. É importante ficar atento aos prazos, assim como no Encceja 2025: Inscrições terminam nesta sexta-feira (2).