O Açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, Rio Grande do Norte, registrou um aumento significativo em seu nível, impulsionado pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Em apenas 24 horas, o reservatório elevou seu nível em 17 centímetros, aproximando-se cada vez mais de sua capacidade máxima.
De acordo com medições realizadas na manhã desta quinta-feira (6), o Gargalheiras está a apenas 1,47 metro de alcançar sua capacidade total. A elevação é resultado direto do grande volume de precipitações que tem banhado o Rio Grande do Norte desde a quarta-feira (5). Como noticiado anteriormente, as chuvas persistem no RN, com maior intensidade no interior, aponta Emparn.
Em Acari, o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas atingiu 75,2 mm. Outras cidades da região do Seridó também registraram índices pluviométricos expressivos, como Jardim do Seridó (98,3 mm), Cruzeta (67,0 mm) e Florânia (62,6 mm).
O *boletim pluviométrico* divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) detalha a distribuição das chuvas pelo estado. O maior índice de precipitação foi registrado no município de Boa Saúde, no Agreste Potiguar, com 128,8 mm. Outras cidades da região também apresentaram chuvas intensas, incluindo Jandaíra (96,4 mm), Lagoa Salgada (93,0 mm) e Sítio Novo (77,0 mm). A Emparn também divulgou que o Verão no RN terá chuvas dentro da média e temperaturas amenas.
No Leste Potiguar, Canguaretama liderou o ranking de precipitações com 107,6 mm, seguida por Ceará-Mirim (93,4 mm) e São Gonçalo do Amarante (88,2 mm).
As fortes chuvas trazem alívio para a região, que historicamente sofre com a escassez hídrica. O aumento do nível do Açude Gargalheiras é uma notícia positiva para os agricultores e moradores locais, que dependem do reservatório para o abastecimento e irrigação. O verão no RN, segundo a Emparn, terá um cenário mais ameno que em 2024.