Aumento de 24% nas Denúncias de Violência Psicológica Contra Mulheres no RN em 2024

RN teve média de 3 denúncias por dia de casos de violência psicológica contra mulher em 2024

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 24% nas denúncias de violência psicológica contra a mulher em 2024, em comparação com o ano anterior. A informação foi divulgada pela Polícia Civil do estado. Em média, foram contabilizadas três denúncias por dia.

Em 2024, foram registradas 1.239 denúncias de violência psicológica no RN, um aumento em relação aos 996 casos de 2023. O estado foi o que apresentou o menor número de denúncias no Nordeste, totalizando 1.574 registros no Ligue 180.

O Ligue 180, serviço do Ministério das Mulheres, é um canal para denúncias de violações contra mulheres em todo o Brasil. Além das ligações, o serviço também está disponível via WhatsApp, através do número (61) 9610-0180. A central recebe as denúncias, encaminha para os órgãos competentes e acompanha o andamento dos processos.

O serviço também oferece orientação para mulheres em situação de violência, direcionando-as para serviços especializados e fornecendo informações sobre seus direitos e a legislação vigente. Para ampliar o acesso e oportunidades para as mulheres potiguares, o estado tem incentivado o Alistamento Militar Feminino: Novas Oportunidades para as potiguares.

A delegada Victória Lisboa, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher da Zona Leste, Oeste e Sul de Natal, aponta que o aumento das denúncias pode estar relacionado à maior conscientização sobre o crime de violência psicológica, que foi tipificado no Código Penal em 2021.

A delegada Victória Lisboa declarou: "O número de casos teria aumentado por diversos fatores. Primeiramente creio que a população está procurando mais o serviço da Polícia Civil, está acreditando mais no serviço da Polícia Civil. E além disso o crime é de 2021. Então, com o tempo a população foi tomando ciência da existência desse crime, dos seus direitos, e aí as mulheres estão procurando também mais a Delegacia da Mulher".

O Ligue 180 também recebe denúncias de outras formas de violência, como a física, sexual, patrimonial, moral e cárcere privado. A Marinha do Brasil intensifica segurança náutica no RN com canais de denúncia, mostrando a importância de diversos canais para proteger a população.