Um segundo voo transportando brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de ontem (7). A aeronave fez uma escala técnica em Porto Rico antes de seguir para o Brasil. A primeira parada em território nacional foi em Fortaleza, onde alguns passageiros desembarcaram.
Dos 111 brasileiros repatriados, 88 seguiram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Minas Gerais. A recepção dos deportados em Confins contou com a presença de funcionários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), liderados pela ministra Macaé Evaristo.
A ministra Macaé Evaristo enfatizou a importância de coletar informações dos repatriados para aprimorar as negociações e condições dos voos futuros. "É muito importante, quem puder, conversar com a nossa equipe para trazer algumas informações que nos ajudem nessa negociação para melhorar a condição de voo dessas pessoas que estão voltando para o Brasil", afirmou a ministra durante a recepção em Confins. A ministra ainda complementou: "Aos poucos, a gente vai conseguir fazer com que esse processo seja menos doloroso e mais humanizado. Essa é a nossa tarefa, estamos aqui para isso, então contem com a gente". O tema dos direitos humanos também é abordado em Comissão da Câmara aprova projeto que atrela financiamentos públicos à proteção dos direitos humanos.
De acordo com a Polícia Federal, o perfil dos repatriados é predominantemente jovem. A distribuição etária do grupo é a seguinte:
- Até 10 anos de idade: 8 pessoas
- Entre 11 e 20 anos: 11 pessoas
- Entre 21 e 30 anos: 38 pessoas
- Entre 31 e 40 anos: 33 pessoas
- Entre 41 e 50 anos: 17 pessoas
- 51 anos ou mais: 4 pessoas (o mais velho com 53 anos)
Ana Maria Gomes Raietparvar, da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, relatou que a recepção em Fortaleza proporcionou alívio aos brasileiros. "O atendimento foi muito bom, considerando que foi a primeira vez em que o Ceará recebeu repatriados. Tivemos um apoio enorme, fizemos um acolhimento humanitário, e as pessoas, quando viam a gente, ficavam aliviadas. Alguns chegaram envergonhados, mas, quando viram como seria a recepção, relaxaram bastante", afirmou Raietparvar. A questão da Repatriação de recursos: prazo final se aproxima é um tema recorrente no Brasil.
Este foi o segundo voo proveniente dos EUA a chegar ao Brasil, transportando 111 repatriados, sendo 85 homens e 26 mulheres. Aproximadamente 25% do grupo viajou em núcleo familiar. A Acordo Brasil-Índia para evitar dupla tributação avança no Congresso também é um tema importante para os brasileiros que vivem no exterior.