A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução 92/23, que estabelece a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren. A honraria tem como objetivo reconhecer líderes e instituições evangélicas que tenham se destacado por serviços evangelísticos com impacto social positivo.
A iniciativa homenageia os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, figuras centrais na fundação das Assembleias de Deus no Brasil no início do século 20. A Assembleia de Deus é uma das maiores denominações evangélicas do Brasil, com milhões de membros em todo o país.
De acordo com o texto aprovado, a entrega da medalha será realizada anualmente durante uma sessão solene no mês de junho.
O projeto é de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Filipe Martins (PL-TO).
Os homenageados, além da medalha, receberão um diploma assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados e pelo 2º secretário da Mesa Diretora. É importante notar que a Câmara dos Deputados Responde a Dino Sobre Emendas e Alega Cumprimento da Lei em outras questões.
A escolha dos agraciados será feita a partir de indicações dos membros do Colégio de Líderes da Câmara. A Mesa Diretora poderá ampliar o número de homenageados, caso julgue necessário. A Davi Alcolumbre e Hugo Motta assumem presidência do Senado e da Câmara mostra a dinâmica de liderança no congresso.
O reconhecimento a líderes e instituições evangélicas através da Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren representa um marco no reconhecimento da importância da atuação evangelística e social das igrejas evangélicas no Brasil. Este reconhecimento ocorre num momento em que a PL 4175/24: Câmara dos Deputados debate direitos de pacientes com doenças incuráveis, mostrando a diversidade de pautas debatidas.