O Governo Federal planeja lançar um novo Concurso Público Nacional Unificado (CNU) com a oferta de aproximadamente 3 mil vagas. A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que as inscrições deverão ser abertas em junho. O termo de referência para a escolha da banca organizadora já foi finalizado, e a divulgação do edital completo é esperada para breve. É importante ressaltar que o Governo do RN anuncia concursos públicos para EMPARN e IPERN após décadas sem certames.
Inovação no CNU: Carreiras em Defesa e Desenvolvimento Socioeconômico
Este novo certame incluirá duas novas áreas de atuação: defesa e segurança pública, e desenvolvimento socioeconômico. Dweck destacou a importância destas novas opções, complementando as carreiras já existentes de política social, analista de infraestrutura e analista de tecnologia da informação em entrevista à CNN Brasil.
A remuneração inicial para os cargos destas novas áreas pode variar entre R$ 9 mil e R$ 21 mil. A ministra também confirmou a autorização para inclusão de cargos em outras áreas como saúde e administração. Inclusive, o Governo do RN anuncia concurso do Ipern com 90 vagas; edital previsto para o 2º semestre.
Convocações da Primeira Edição do CNU
Paralelamente à preparação do novo edital, o governo federal se prepara para convocar os candidatos aprovados na primeira edição do CNU. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prevê o início das convocações em maio, após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Em relação a concursos no RN, o Concurso do Idema: Governo do RN define banca e edital pode sair em 30 dias, pode ser uma boa oportunidade.
As nomeações abrangem cargos de nível médio e superior que não exigem curso de formação específico, distribuídos em oito blocos temáticos. A formalização ocorrerá por meio de uma portaria unificada, com publicação prevista. Na sequência, cada órgão participante emitirá seus respectivos atos de nomeação.
Órgãos e Entidades Federais Envolvidos nas Convocações:
Os 16 órgãos e entidades federais que participarão das convocações são:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic)
- Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
- Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)
- Ministério da Saúde (MS)
- Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
- Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)
- Ministério da Cultura (MinC)
A Ministra Esther Dweck anunciou que a autorização para a contratação de cerca de 4,3 mil aprovados em cargos que não requerem curso de formação no último concurso será concedida em breve, com expectativa de ingresso nas próximas semanas.
Leave a Reply