Consórcio potiguar lidera reconstrução de ponte entre Maranhão e Tocantins após colapso

Nova ponte na BR-304 em Lajes será inaugurada nesta segunda-feira

A construtora A. Gaspar S/A, sediada em Natal, Rio Grande do Norte, em consórcio com a Arteleste Construções Limitada, foi a escolhida pelo governo federal para executar a reconstrução da ponte que ligava os estados do Maranhão e Tocantins. A estrutura colapsou em 22 de dezembro de 2024, resultando na trágica perda de 12 vidas.

O contrato, divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) no Diário Oficial da União em 31 de dezembro de 2024, aloca um orçamento de R$ 171.969.000,00 para o projeto. O consórcio tem um prazo de 12 meses, até 22 de dezembro de 2025, para concluir a obra, marcando um ano desde a data do incidente.

O número de vítimas fatais aumentou para 12, após equipes de resgate da Marinha encontrarem mais dois corpos no interior de um veículo submerso. O trabalho de busca e recuperação, que envolveu mergulhadores e dispositivos de reflutuação, foi dificultado pelo aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Estreito para o Rio Tocantins. Essa alteração, que ocorreu entre 31 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, restringiu as operações de mergulho e o uso de drones subaquáticos entre 9h e 15h.

A sede da construtora A. Gaspar S/A está localizada no bairro de Tirol, na zona Leste de Natal, e a empresa, agora, tem um papel crucial na recuperação da infraestrutura da região. Governo Federal Contrata Consórcio para Reconstrução de Ponte entre Maranhão e Tocantins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *