Dia Internacional da Mulher: Assistentes Sociais do RN Reforçam Luta por Igualdade e Direitos

Dia da Mulher: Com mais de 90% de profissionais mulheres, Serviço Social legitima igualdade de gênero

Em um campo profissional onde mais de 90% dos atuantes são mulheres, o Dia Internacional da Mulher ganha ainda mais relevância para o Serviço Social. A data ressalta a importância da luta por igualdade de gênero e justiça social, valores intrínsecos à profissão.

Márcia Celiany, assistente social e membro do Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN), destaca o compromisso histórico da categoria com os direitos humanos. Segundo ela, o 8 de março é um marco fundamental na busca por equidade.

“Desde a sua origem, a profissão é majoritariamente composta por mulheres e tem suas raízes fincadas na luta contra as desigualdades e na promoção do acesso aos direitos, tendo também uma atenção voltada para a luta feminista”, afirma Celiany.

A profissional enfatiza a necessidade de enfrentar desafios como a violência de gênero, a precarização do trabalho feminino e a sobrecarga imposta às mulheres nas esferas doméstica e reprodutiva. O CRESS-RN tem direcionado esforços para ampliar a participação feminina em posições de decisão e liderança, visando assegurar que as pautas feministas sejam priorizadas e devidamente abordadas. Inclusive, a Câmara de Mossoró homenageou mulheres em sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

“Ter mulheres ocupando cargos de gestão e liderança fortalece a representatividade e contribui para a formulação de políticas públicas mais eficazes na promoção da equidade de gênero”, avalia.

Celiany ressalta o papel dos assistentes sociais na defesa dos direitos das mulheres, defendendo uma atuação crítica e propositiva. Ela detalha como essa atuação se manifesta na prática:

  • Acolhimento Qualificado: Oferecer atendimento direto às mulheres, com orientações sobre direitos e acesso a serviços de assistência, saúde e segurança.
  • Participação Ativa: Integrar conselhos de direitos e movimentos feministas, lutando pela criação e manutenção de políticas públicas que combatam as violências institucionais.

A atuação do CRESS-RN se alinha com a crescente demanda por políticas públicas que abordem as desigualdades de gênero e promovam a autonomia feminina. A data de 8 de março serve como um lembrete da contínua necessidade de vigilância e ação em prol dos direitos das mulheres. Em Natal, por exemplo, foi lançada a campanha Natal é Delas e inaugurado espaço da Patrulha Maria da Penha.

Saiba mais sobre a Semana da Mulher e a Patrulha Maria da Penha: https://opoti.com.br/semana-da-mulher-natal-ganha-novo-espaco-da-patrulha-maria-da-penha/