Exportações do Rio Grande do Norte Disparam 42,6% em 2024, Aponta Estudo

Exportações crescem 42% no RN em 2024, aponta Sedec; veja principais produtos

Um estudo divulgado pelo Observatório da Indústria MAIS RN e pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN (CIN/FIERN) revelou um crescimento notável de 42,6% nas exportações do Rio Grande do Norte em 2024. O levantamento, denominado “Perfil do Comércio Exterior do Rio Grande do Norte 2024”, utilizou dados da plataforma ComexStat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e está disponível para consulta online. Acesse o estudo aqui.

A pesquisa aponta que os municípios de Guamaré, Mossoró, Natal, Baraúna e Pendências foram os principais responsáveis por esse aumento nas exportações. Essas cidades se consolidaram como importantes polos produtivos e industriais no estado. Os produtos mais exportados incluem óleos combustíveis, frutas tropicais, tecidos de algodão, açúcares de cana e sal marinho. Um outro estudo mostrou que o Rio Grande do Norte Alcança Segundo Maior Crescimento Econômico do Brasil em 2024.

O relatório também destaca a relevância do transporte marítimo para o comércio exterior do estado, sendo responsável por 91,1% das exportações e 93,83% das importações. Os principais destinos das exportações do Rio Grande do Norte são Singapura, Países Baixos, Ilhas Virgens Americanas e Estados Unidos. As exportações do RN disparam 42,6% em 2024, impulsionadas por combustíveis e frutas.

Tainã Fernandes, responsável técnico do CIN-FIERN, enfatizou que o estudo foi elaborado para apoiar as relações institucionais da Federação, funcionando como uma ferramenta essencial para visitantes estrangeiros. Segundo ele, o relatório, disponível em português e inglês, reforça o papel da FIERN na promoção do comércio exterior. Fernandes afirmou: “O relatório reforça o papel da FIERN na promoção do comércio exterior”.

Fernanda Lemas, analista de Negócios do MAIS RN, destacou a relevância do estudo para o desenvolvimento econômico do estado, fornecendo informações estratégicas para empresários e gestores sobre produtos com potencial de exportação e mercados internacionais promissores. Assim como o dólar fechou 2024 com alta de 27,34%, impactando o comércio.

O estudo será apresentado detalhadamente na 1ª reunião da Comissão Temática de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (CORIMEX), marcada para 26 de fevereiro. Durante o evento, o CIN-RN também divulgará o calendário de capacitações e missões internacionais para o ano.