FAB abre vagas para mulheres na Infantaria pela primeira vez em sua história

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou um marco histórico: pela primeira vez, mulheres poderão se inscrever para a especialidade de Infantaria. A oportunidade é parte do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026).

As inscrições estão abertas de 7 a 28 de abril, e as candidatas podem se inscrever no site da Aeronáutica até as 9h (horário de Brasília) do último dia.

O concurso oferece um total de 50 vagas, abrangendo ambos os sexos. A inclusão da Infantaria (CFOINF) como opção para mulheres na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo, representa um avanço significativo para a FAB, que busca ampliar a participação feminina em diversas áreas da corporação. Inclusive, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, recentemente tivemos um caso envolvendo a FAB, como noticiado em Voz do RN: "Suspeito de matar suboficial da FAB no RN é preso em Parnamirim".

A presença feminina nas Forças Armadas tem crescido ao longo dos anos. Em 1996, a AFA recebeu a primeira turma de Cadetes Intendentes do sexo feminino. Em 2021, após 25 anos de serviço, essas pioneiras alcançaram o posto de Coronel Intendente da FAB. Na aviação, as primeiras mulheres iniciaram sua formação na AFA em 2003 e, atualmente, ocupam o posto de Major. A Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, integrante da primeira turma, tornou-se a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea em janeiro deste ano.

Com informações de Agência Gov

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *