Fernanda Torres e Fernanda Montenegro serão homenageadas pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz

Senado agracia Fernanda Torres e Fernanda Montenegro com o Diploma Bertha Lutz

O Senado Federal prestará homenagem a 19 personalidades que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres e em questões de gênero no Brasil. A cerimônia de entrega do Diploma Bertha Lutz está agendada para o dia 26 de março, às 10 horas.

Entre as homenageadas, figuram as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ambas com notável trajetória no cinema e televisão brasileiros. Fernanda Torres, inclusive, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz pelo filme “Central do Brasil” em 1999. Vale lembrar que o Senado aprova lei que endurece regime penal para crimes hediondos.

Fernanda Torres, que já conquistou o Globo de Ouro como atriz dramática (Fernanda Torres conquista Globo de Ouro de melhor atriz por atuação em drama), também foi indicada ao Oscar por sua atuação no filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” (2024), produção que levou a estatueta de melhor filme internacional (Filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ conquista o Oscar de Melhor Filme Internacional). Sua mãe, Fernanda Montenegro, também integra o elenco do premiado longa-metragem.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) justificou a indicação de Fernanda Torres, ressaltando sua “relevante contribuição” para a promoção da igualdade de gênero. “A indicada possui trajetória destacada na promoção da equidade e na defesa das pautas femininas, sendo referência em sua área de atuação”, afirmou Gama. É importante ressaltar que a Câmara dos Deputados debate regulamentação da reforma tributária e propostas do Senado.

A indicação de Fernanda Montenegro foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Mãe e filha compartilham o feito de serem as únicas brasileiras indicadas ao Oscar na categoria de melhor atriz.

O Diploma Bertha Lutz é uma forma de reconhecimento do Senado Federal para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição para a defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil.