O alistamento militar voluntário feminino para as Forças Armadas brasileiras está aberto para jovens nascidas em 2007, que completarão 18 anos em 2025. As inscrições, que são facultativas, podem ser realizadas até o dia 30 de junho. A incorporação está programada para ocorrer em dois períodos de 2026: de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto. O tempo de serviço militar inicial é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos.
As candidatas devem residir em um dos 28 municípios de 14 estados brasileiros contemplados no Plano Geral de Convocação, conforme estabelecido em portaria do Ministério da Defesa. Os municípios são:
- Águas Lindas de Goiás (GO)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campo Grande (MS)
- Canoas (RS)
- Cidade Ocidental (GO)
- Corumbá (MS)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Formosa (GO)
- Fortaleza (CE)
- Guaratinguetá (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Ladário (MS)
- Lagoa Santa (MG)
- Luziânia (GO)
- Manaus (AM)
- Novo Gama (GO)
- Pirassununga (SP)
- Planaltina (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Santa Maria (RS)
- Santo Antônio do Descoberto (GO)
- São Paulo (SP)
- Valparaíso de Goiás (GO)
O processo seletivo para as interessadas envolve entrevistas, testes físicos e exames de saúde. De acordo com o município, as candidatas poderão escolher a força militar que desejam integrar. Na Marinha, serão incorporadas como marinheiras-recrutas; no Exército, como soldadas; e na Aeronáutica, como soldadas de segunda-classe.
O alistamento pode ser feito tanto presencialmente nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, quanto pela internet. As Forças Armadas emitiram um alerta sobre sites fraudulentos que prometem facilidades na emissão de certificados militares. Em sua página eletrônica, enfatizam que os pagamentos relacionados ao alistamento devem ser feitos exclusivamente no site oficial.
O alistamento militar voluntário feminino representa um marco, embora o ingresso de mulheres nas carreiras militares ocorra desde a década de 1980. Atualmente, cerca de 37 mil mulheres servem nas Forças Armadas, representando 10% do efetivo total, seja por meio de concursos públicos ou como militares temporárias.
O alistamento pode ser feito através do site oficial do Exército Brasileiro. Acesse aqui.
Leave a Reply