Hostel de Pipa (RN) é eleito ‘Campeão Cultural’ em premiação internacional Hoscars Awards 2025

Pipa se destaca no “Oscar” dos hostels: Lagarto na Banana é premiado como referência cultural mundial

O Brasil brilhou no Hoscars Awards 2025, premiação da Hostelworld, principal plataforma de reservas de hostels no mundo, conquistando prêmios em duas das três categorias dedicadas ao turismo sustentável. Hostels localizados em Pipa (RN) e no Rio de Janeiro (RJ) foram os grandes vencedores. Além disso, o país registrou um número recorde de estabelecimentos na lista dos melhores da América do Sul, firmando-se como um dos destinos mais procurados para este tipo de hospedagem.

Na categoria The Culture Champion (O Campeão Cultural), o premiado foi o Lagarto na Banana, em Pipa (RN). Mais do que um simples local para se hospedar, o hostel se destaca como um ponto de encontro dinâmico, promovendo a interação entre viajantes de todo o mundo, artistas, músicos e empreendedores da região. Vale lembrar que a cidade se prepara para o Carnaval da Pipa 2025, festa já confirmada com dois polos e muito frevo.

O diferencial do Lagarto na Banana reside em seu ambiente de troca e aprendizado. O hostel organiza um festival cultural anual, que celebra a arte e a diversidade, reunindo talentos locais e viajantes. Além disso, o espaço mantém parcerias com instituições culturais, oferece aulas de idiomas e fomenta um ambiente comunitário e acolhedor. A cidade de Pipa, apesar de famosa por suas belezas naturais, também tem seus problemas, como o acidente em Pipa que causou luto.

Localizado em meio à natureza exuberante de Pipa, o Lagarto na Banana proporciona um refúgio para aqueles que buscam conexão, aceitação e experiências transformadoras. O local oferece um espaço de coworking para nômades digitais, aulas diárias de yoga, um jantar vegetariano opcional e diversas atividades artísticas e coletivas, atraindo viajantes que estendem suas estadias por semanas ou até meses. Recentemente, a Operação policial em Pipa resultou em morte de líder de facção e apreensão de drogas e armas.

O Jo&Joe Rio, situado no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, também foi reconhecido, levando o prêmio na categoria The Eco-Warrior (O Eco-Guerreiro). O hostel se destacou por suas práticas de gestão sustentável, que incluem um sistema livre de plásticos, o uso de materiais biodegradáveis e o incentivo aos hóspedes para devolverem copos ecológicos utilizados durante os eventos culturais.

Os dois hostels premiados internacionalmente também se destacaram entre os melhores da América do Sul, com o Lagarto na Banana alcançando o 3º lugar como Melhor Hostel de Médio Porte e o Jo&Joe Rio conquistando o 4º lugar no ranking geral do continente.

No cenário nacional, o Ô de Casa Hostel, em São Paulo, foi eleito o melhor hostel do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O pódio nacional também incluiu o More, no Rio de Janeiro, e o Hostel e Pousada El Shaddai, em Foz do Iguaçu (PR).

A expressiva presença de hostels brasileiros no Hoscars Awards reflete o crescimento do setor no país. O Ministério do Turismo tem incentivado este modelo de hospedagem, reconhecendo sua importância para o turismo, especialmente após a aprovação da nova Lei Geral do Turismo (LGT) em setembro de 2024. O Turismo no Rio Grande do Norte tem sido impulsionado por visitantes estrangeiros.

Com a atualização da legislação, hostels e albergues foram oficialmente reconhecidos como meios de hospedagem no Brasil, garantindo maior segurança jurídica para os negócios e seus hóspedes. Além disso, este reconhecimento permite a inclusão dos estabelecimentos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), facilitando o acesso a investimentos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).