Lula tem dreno removido e segue estável após cirurgia

Após novo procedimento, Lula está bem e deve ter alta na semana que vem, dizem médicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta da UTI e segue em recuperação após a remoção de um dreno intracraniano. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em boletim médico divulgado na noite de quinta-feira (12).

Procedimento sem complicações

Segundo o boletim, a retirada do dreno ocorreu sem intercorrências. Lula realizou novos exames laboratoriais e, segundo os médicos, permanece lúcido, orientado e em bom estado de recuperação. O boletim médico também relatou que o presidente se alimentou bem e recebeu visitas de familiares.

Embolização bem-sucedida e alta prevista

Na manhã da quinta-feira, Lula havia passado por uma embolização da artéria meníngea média, um procedimento endovascular considerado bem-sucedido pela equipe médica. O médico responsável pelo caso, Roberto Kalil Filho, em entrevista coletiva, afirmou que o presidente apresentava um quadro estável, declarando: “Ele está acordado, está comendo, está super estável. Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, a depender da evolução, deverá ter alta no começo da semana.”

Kalil também anunciou que a monitoração 24 horas seria descontinuada a partir de sexta-feira (13), sugerindo que a alta da UTI aconteceria no mesmo dia. Sua declaração foi: “A partir de amanhã, ele vai passar a não ter mais os cuidados de monitoramento 24 horas. Então, provavelmente a alta da UTI deve ser feita amanhã.” A alta prevista para o início da semana após o procedimento médico bem-sucedido é uma ótima notícia.

Antecedentes e prognóstico

A necessidade da cirurgia e dos procedimentos subsequentes se deu devido a um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro. Uma cirurgia de emergência, realizada na terça-feira (10), foi necessária para drenar o hematoma. De acordo com Kalil, não houve novo sangramento após esse procedimento inicial, e a cirurgia de quinta-feira foi considerada preventiva. Os exames neurológicos descartaram lesões cerebrais, com os médicos atestando que Lula está “cognitivamente íntegro”. Para mais informações sobre a cirurgia inicial, acesse a matéria sobre Lula passa por cirurgia após hematoma cerebral. Kalil complementou: “Em nenhum momento ele teve nenhuma lesão cerebral. Ele já está conversando, comendo e andando pra lá e pra cá”. A previsão de alta hospitalar permanece para o início da próxima semana. Lula apresenta melhora significativa, conforme confirmado pelo médico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *