Macaco invade chácara no interior do RN, causa destruição e foge

Invasor inusitado: macaco entra em chácara no interior do RN, quebra canos, bagunça casa, come queijo e foge

Um macaco-prego, apelidado de Chico, causou transtornos em uma chácara na zona rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, no último sábado (14). O animal invadiu a propriedade, quebrou canos, revirou a casa e consumiu alimentos, antes de fugir.

O proprietário da chácara, Josenilson Pereira, encontrou um cenário de destruição ao chegar no local. Garrafas de bebidas alcoólicas estavam estilhaçadas, e a geladeira, aberta. Seu filho, Everton Wellington, relatou que uma vizinha ligou alertando sobre possíveis roubos em ambas as propriedades, pois a chácara dela também apresentava sinais de depredação.

A família, que tinha confraternizações agendadas para o fim de semana, se deparou com o macaco ao chegar à chácara. “A gente acha até que ele se feriu, porque tinha um pouco de sangue perto da geladeira”, comentou Everton.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, e os moradores chegaram a oferecer comida ao animal, como caju e queijo, na tentativa de resgatá-lo. No entanto, Chico conseguiu escapar e fugiu. Segundo Everton, o macaco foi visto novamente no domingo (17), circulando pelos muros da região, mas sem causar mais estragos. A situação lembra o ocorrido em outra cidade da região, onde um homem morreu afogado em lagoa de Pau dos Ferros após suposto surto.

A presença de macacos-prego na região era desconhecida pela família. A aspirante Renata Brasileiro, da Polícia Militar Ambiental, orientou a população a evitar contato físico com animais silvestres, não alimentá-los e não interagir com eles. Em áreas rurais, a recomendação é espantar o animal para fora do local ou trancá-lo em um cômodo e acionar as autoridades competentes, pois, devido ao seu modo de vida livre, esses animais podem transmitir doenças ou causar acidentes.

A corporação também lembrou que ferir, matar ou criar animais silvestres configura crime ambiental. É importante que a população se conscientize sobre a importância de proteger a fauna local e acionar os órgãos competentes em casos de aparição de animais selvagens em áreas urbanas ou rurais, conforme as recomendações da Polícia Militar Ambiental.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *