Marinha do Brasil divulga contatos para denúncias de emergências e crimes ambientais no RN

Marinha disponibiliza telefones para denúncias; confira contatos no RN

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, estabeleceu canais de comunicação diretos para que a população possa reportar emergências marítimas e fluviais, bem como denúncias de atividades que representem risco à segurança da navegação e ao meio ambiente. A iniciativa visa intensificar a proteção da vida humana no mar e a preservação ambiental na região.

Para situações de emergência no mar ou em rios, a Marinha disponibiliza o número 185. Já para denúncias de irregularidades como poluição por embarcações, plataformas ou instalações de apoio, além de outras ações que possam comprometer a segurança da navegação, o contato é o (84) 98802-8568.

Essa ação faz parte da “Operação Navegue Seguro”, que tem como objetivo principal assegurar a segurança das atividades náuticas em todo o estado do Rio Grande do Norte. A operação também busca promover uma maior conscientização sobre a importância das práticas de preservação ambiental entre os navegantes e a população em geral.

A campanha, que adota o lema “Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”, enfatiza a responsabilidade dos condutores de embarcações em garantir a segurança a bordo, além de proteger o meio ambiente. Durante a operação, equipes da Marinha realizarão inspeções em embarcações em todo o território nacional, focando nos principais problemas que contribuem para acidentes náuticos.

No ano de 2023, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, foram realizadas 28.534 inspeções em embarcações, resultando em 1.099 notificações e 69 apreensões. As equipes de fiscalização também realizaram palestras e visitas com o intuito de sensibilizar a comunidade marítima sobre as normas de segurança e as melhores práticas na navegação.

Além das ações de fiscalização, a Marinha também emitiu um aviso de mau tempo para o Rio Grande do Norte, alertando sobre as condições climáticas adversas que podem afetar a navegação.

A Marinha do Brasil abriu também um concurso para oficiais temporários com vagas em Natal, com salário inicial de R$ 9 mil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *