Natal, capital do Rio Grande do Norte, registrou, pelo segundo mês consecutivo, a menor taxa de mortes violentas entre as capitais do Nordeste, conforme dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em novembro, a cidade apresentou uma taxa de 15 mortes por 100 mil habitantes, situando-se abaixo da média nacional, que foi de 18,07 no mesmo período.
Esse resultado coloca Natal à frente de outras capitais da região, como São Luís (MA), que registrou 17,14 mortes por 100 mil habitantes. No outro extremo do ranking, Recife (PE) apresentou a maior taxa do Nordeste, com 39,51 mortes por 100 mil habitantes. Os dados do MJSP consideram a taxa de mortalidade, calculada pela divisão do total de mortes violentas pelo número de habitantes, multiplicando por 100 mil.
O comparativo das taxas de mortalidade entre as capitais nordestinas é o seguinte:
- Natal: 15,00
- São Luís: 17,14
- Aracaju: 19,60
- João Pessoa: 24,18
- Teresina: 26,11
- Fortaleza: 32,04
- Maceió: 35,76
- Salvador: 36,22
- Recife: 39,51
O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Araújo, atribuiu a conquista ao trabalho das forças de segurança estaduais e municipais. Segundo o secretário, o resultado é fruto do esforço coletivo de policiais militares, civis, bombeiros, peritos do Itep, além das polícias federal, rodoviária federal, penal e da Guarda Municipal de Natal.
“Estamos falando de profissionais abnegados, diuturnamente comprometidos com a lei, a ordem e a missão de proteger o cidadão. Esses resultados são fruto de um esforço coletivo em prol da segurança pública”, afirmou o secretário.
A redução da taxa em Natal, que já era de 16,50 em outubro, é um reflexo das estratégias de combate à criminalidade implementadas na capital potiguar.
A governadora Fátima Bezerra sancionou recentemente um reajuste salarial para os profissionais da segurança pública do Rio Grande do Norte, conforme divulgado em notícia relacionada, o que reforça o compromisso do governo com a área.
Ainda sobre segurança em Natal, a cidade tem segurança reforçada com câmeras inteligentes e operação de trânsito em Ponta Negra.
A cidade também tem novas regras para o comércio em Ponta Negra no Réveillon 2024.
Além disso, recentemente houve um acidente na Via Costeira em Natal que interditou o trânsito.
Leave a Reply