A cidade de Caicó, no sertão potiguar, acordou sob uma densa névoa na manhã desta quinta-feira (3), um fenômeno que surpreendeu os moradores e transformou a paisagem local.
O fenômeno atmosférico, segundo relatos, seguiu-se a uma noite de chuvas na região. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (*Cemaden*) registrou um acúmulo de 19 milímetros de chuva no município nas últimas 24 horas.
Explicação Meteorológica
De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (*Emparn*), a névoa é resultado da evaporação da água acumulada na superfície. “A névoa decorre da evaporação da água acumulada sobre a superfície, a chuva, por exemplo. Você tem a chuva, você tem umidade no solo e logo de manhã você tem a evaporação por conta da incidência do sol”, explica Bristot.
Vale lembrar que a Emparn também apontou que a Chuva em março no RN fica abaixo da média esperada.
O especialista detalha ainda o processo de condensação: “Essa umidade evapora e quando ela atinge uma camada mais elevada na atmosfera e encontra temperaturas menores em cima, a 5, 10, 15 metros, ela condensa. Ela passa de vapor para o estado líquido, com formação de gotículas”.
Ainda em Caicó, o MPRN investiga morte de bebê em hospital de Caicó e designa comissão especial.
Leave a Reply