Nova via de acesso a Pipa será pedagiada, mas RN-003 terá revitalização garantida

Velório do policial militar da PB que morreu em acidente de trânsito em Pipa, RN, acontece em João Pessoa

O governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), anunciou a construção de uma nova via de acesso à praia de Pipa, que operará com sistema de pedágio. A informação foi confirmada por Leonardo Paiva, coordenador de concessões e permissões da Seplan. Paralelamente, o governo assegurou que a atual RN-003 permanecerá gratuita e será revitalizada.

Segundo Paiva, a iniciativa faz parte de um conjunto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que visam modernizar a infraestrutura e gerar novas fontes de receita para o estado. Além da nova entrada para Pipa, o pacote de PPPs inclui a modernização do Centro de Convenções, do Centro de Turismo e do Terminal Rodoviário de Mossoró. O Governo do RN planeja seis novas PPPs, incluindo equipamentos estratégicos, demonstrando um esforço para atrair investimentos.

Modelo de acesso e revitalização

“Já adianto que não faz parte do nosso objetivo realizar a concessão da RN 003. Nosso intuito é fazer uma nova estrutura, um novo acesso para a praia de Pipa. A RN 003 continuará garantida e revitalizada”, afirmou Leonardo Paiva. O modelo de cobrança de pedágio será similar ao adotado em Porto de Galinhas (PE), onde existem opções de acesso gratuito e pago. A governadora Fátima Bezerra garantiu que o acesso pela RN-003 permanecerá gratuito, segundo o coordenador.

Etapas do projeto

O projeto da nova estrada está atualmente em fase de estudos de viabilidade. O próximo passo envolve a publicação de editais para atrair empresas que realizarão estudos econômico-financeiros, jurídicos, ambientais e de engenharia. “Só após esses estudos poderemos estruturar e licitar os contratos”, explicou Paiva. Este processo é essencial para determinar a viabilidade e a forma de implementação da nova via.

Outras PPPs

Além da nova entrada para Pipa, o pacote de PPPs abrange:

  • Centro de Convenções: Será modernizado para atrair mais eventos e fortalecer o turismo.
  • Centro de Turismo: Passará por requalificação para valorizar o potencial cultural do estado.
  • Terminal Rodoviário de Mossoró: Será reformado e ampliado para melhorar a experiência dos usuários.

Prazos e expectativas

O prazo estimado para a conclusão de todas as PPPs é de 18 meses, um período considerado padrão nacional. No entanto, Leonardo Paiva ressaltou que alguns projetos, como o do Centro de Convenções, podem ser finalizados mais rapidamente, dependendo da capacidade técnica das empresas contratadas. O governo do estado demonstra otimismo em estruturar parcerias que fortaleçam os serviços públicos e impulsionem o crescimento econômico do Rio Grande do Norte. O governo do RN quer concessões de infraestrutura à iniciativa privada, buscando alternativas para o desenvolvimento regional.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *