Oeste e Seridó Potiguares Lideram Incidência de Raios no Primeiro Trimestre de 2025

Queda de raios no Rio Grande do Norte duplica neste início de ano

As regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte registraram o maior número de incidências de raios no primeiro trimestre de 2025. De acordo com um levantamento da Neoenergia Cosern, em parceria com a Plataforma Climatempo, o estado contabilizou 16.279 raios entre janeiro e março deste ano.

Upanema e Mossoró Lideram o Ranking

Upanema foi o município com o maior número de descargas atmosféricas, totalizando 2.840 raios. Em seguida, **Mossoró** registrou 2.454 raios. Para saber mais sobre o desenvolvimento da cidade, confira como Mossoró promove ação de saúde animal e como Mossoró Impulsiona Desenvolvimento com Investimentos de R$ 135 Milhões em Infraestrutura e Saúde. Santana do Matos ficou em terceiro lugar, com 1.940 ocorrências.

Redução em Relação a 2024

Apesar do alto número de raios, houve uma redução de 42% em comparação com o mesmo período de 2024. Março foi o mês com maior atividade, somando 8.077 raios em todo o estado, coincidindo com um período de fortes chuvas, especialmente nas regiões Oeste e Seridó, onde tempestades costumam vir acompanhadas de relâmpagos e trovões.

Investimentos em Segurança e Infraestrutura

A Neoenergia Cosern tem investido no reforço da infraestrutura para minimizar os impactos das descargas atmosféricas no fornecimento de energia e evitar acidentes. Em 2024, foram instalados mais de 120 novos para-raios na rede elétrica da região. Além disso, a Cosern incentiva o consumo consciente para evitar sobrecargas.

“Esses equipamentos ajudam a garantir a robustez da nossa rede e ampliam a segurança, permitindo que o fornecimento de energia se mantenha estável, mesmo durante tempestades e com a ocorrência de raios”, afirmou Estênio Mota, supervisor da Neoenergia Cosern no Oeste.

Orientações à População

A empresa também orienta a população sobre medidas de segurança durante tempestades com raios. As principais recomendações incluem:

  • Buscar abrigo imediatamente.
  • Evitar ficar próximo a árvores e objetos metálicos.
  • Não usar equipamentos elétricos conectados à rede.
  • Não tomar banho em chuveiros elétricos ou nadar durante tempestades.

Canais de Atendimento

A Neoenergia Cosern disponibiliza diversos canais de atendimento para a população:

  • Telefone: 116;
  • WhatsApp: (84) 3215 6001;
  • Site: neoenergia.com, para orientações e emergências durante ocorrências de raios e quedas de energia.