Uma forte onda de calor está prevista para atingir diversas regiões do Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro. As áreas mais afetadas devem ser o Sudeste e o Sul, mas o fenômeno também alcançará partes do Centro-Oeste e do Nordeste.
De acordo com as projeções do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), a combinação de altas temperaturas e alta umidade do ar poderá gerar uma sensação térmica de até 70°C em algumas localidades. A sensação térmica é calculada com base na relação entre a temperatura do ar e a umidade relativa.
Maria Clara Sassaki, especialista em clima da Tempo OK, explica que a sensação térmica não é apenas uma percepção, mas um índice que pode ser medido cientificamente. “O ponto de encontro entre as duas medidas é a sensação térmica”, afirma.
A tabela de Climatologia Aplicada da USP detalha a relação entre temperatura e umidade para o cálculo da sensação térmica:
Janeiro de 2025 foi o mês mais quente do planeta, aponta relatório:
Para saber mais sobre o clima, veja também: Verão 2024-2025: Início com Menos Chuvas e La Niña Mais Curta no Brasil. E não deixe de conferir como será o Verão no RN terá chuvas dentro da média e temperaturas amenas, aponta Emparn.