O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reafirmou seu compromisso com a implementação de um programa municipal de combate à obesidade, durante sua cerimônia de posse. O plano, conforme anunciado, inclui a distribuição de semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, nas Clínicas da Família, assim que a patente do fármaco expirar, o que está previsto para 2026.
Paes destacou a formalização de um Grupo de Trabalho para viabilizar a iniciativa, por meio de um dos 46 decretos publicados no Diário Oficial do município. “Promessa é dívida. Vamos criar um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”, declarou o prefeito.
Embora o Ozempic seja amplamente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, seu uso para perda de peso é considerado *off label*, ou seja, fora das indicações estabelecidas em bula. A proposta de distribuição do medicamento para emagrecimento gerou questionamentos durante a campanha eleitoral. Na época, o prefeito chegou a afirmar que “O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas Clínicas da Família”. Paes também compartilhou sua experiência pessoal com o medicamento, relatando uma perda de peso de 30 quilos.
Leave a Reply