A produção de gás natural no Rio Grande do Norte apresentou um crescimento notável nos primeiros nove meses de 2024, alcançando um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, através do Boletim Trimestral de Petróleo e Gás Natural e Arrecadação de Royalties do terceiro trimestre de 2024.
O relatório destaca que o mês de fevereiro registrou o maior salto na produção de gás, com um incremento de 28,54% em relação a fevereiro do ano anterior. A produção onshore (em terra) durante o trimestre alcançou 2,23 milhões de barris de petróleo e 73.474 Mm³ de gás natural. Diariamente, isso representa uma produção média de 24.274 barris de petróleo e 799 Mm³ de gás natural. No terceiro trimestre, o aumento específico da produção de gás natural foi de 12,82%.
Campo Canto do Amaro se consolida como maior produtor onshore do Brasil
O boletim ressalta que o campo Canto do Amaro, localizado na Bacia Potiguar, consolidou-se como o maior produtor de petróleo onshore do Brasil no terceiro trimestre de 2024, sendo responsável por 8% da produção nacional. Além disso, o campo de Estreito, também na Bacia Potiguar, destacou-se como o campo com o maior número de poços produtores em operação no país. A relevância da Bacia Potiguar para a indústria petrolífera brasileira é inegável.
Repasses de Royalties
Os repasses de royalties provenientes da exploração de petróleo e gás somaram R$ 82,6 milhões no terceiro trimestre de 2024, beneficiando 98 municípios do Rio Grande do Norte. No entanto, a exploração de petróleo acumulada no ano apresentou uma leve variação negativa de 0,27% em relação a 2023, o que representa uma redução de 780 barris por dia.
Os óleos combustíveis continuam sendo o principal item da pauta de exportação do estado. O boletim da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem como objetivo apresentar um panorama detalhado da produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar durante o terceiro trimestre de 2024. Ele detalha os volumes produzidos, os principais campos em operação e a distribuição dos royalties entre os municípios da região.
O boletim pode ser consultado aqui.
Observação: Não foram incluídos links de redes sociais ou outros links externos, conforme solicitado.
Confira mais sobre a Produção de gás natural no Rio Grande do Norte registra alta de 11,7% em 2024.
Leave a Reply