Dois homens morreram após a queda de um girocóptero na praia de Areias Alvas, localizada entre os municípios de Grossos e Tibau, no Rio Grande do Norte (RN), na tarde da segunda-feira (21). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), já iniciou as investigações para apurar as causas do acidente.
As vítimas foram identificadas como Flavius Neves, de 66 anos, e Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos. Informações preliminares sugerem que Flavius Neves, apesar de ser piloto de girocóptero, estava como passageiro no momento do acidente, fato que será investigado mais a fundo pelo Cenipa. Vídeos publicados nas redes sociais mostram Flavius em voo antes do acidente, sendo o último entre 16h01 e 16h34, aproximadamente o horário do acidente. Embora o vídeo da queda não esteja disponível em suas redes, imagens gravadas por banhistas registraram o momento da queda por volta das 16h30. Moradores de Areia Branca, RN, já haviam se assustado com uma Manobra Aérea com Girocóptero.
Ações Iniciais do Cenipa
O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) foi acionado para realizar uma "Ação Inicial", que engloba:
- Coleta e confirmação de dados;
- Preservação dos elementos;
- Verificação inicial dos danos à aeronave;
- Levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A FAB afirma que a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade e da necessidade de se descobrir os fatores contribuintes. O relatório final, que representará o posicionamento oficial do Cenipa, será publicado no site do órgão após a conclusão das investigações. O objetivo principal das investigações do Cenipa é a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais e Recomendações de Segurança. A FAB enfatizou que os trabalhos não visam atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal, mas sim identificar fatores contribuintes para fortalecer a segurança do transporte aéreo. Casos como a Queda de avião bimotor em São Paulo servem de alerta constante sobre a importância da segurança aérea.
Declarações do Piloto
Em vídeo enviado à Inter TV Costa Branca em 4 de abril, cerca de duas semanas antes do acidente, Flavius Neves descreveu o girocóptero como a "condução mais segura do mundo", justificando essa afirmação com comparações de segurança com outros meios de transporte. Ele relatou ter realizado diversas viagens de longa distância com a aeronave, incluindo percursos entre Santa Catarina e Natal (cinco vezes) e Natal e São Luís (quatro vezes).
No vídeo, Flavius explicou uma manobra sobre Areia Branca que havia sido confundida com a queda de um helicóptero. Ele detalhou o funcionamento da aeronave, explicando que, mesmo com pane no motor, o girocóptero ainda poderia planar e realizar um pouso seguro graças às hélices movidas a vento e ao motor aeronáutico. Acidentes aéreos, como o que ocorreu quando uma Aeronave caiu na Avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo, ressaltam a importância de medidas preventivas.
Após o acidente, as vítimas ficaram presas às ferragens, necessitando da intervenção do Corpo de Bombeiros. Imagens dos destroços circularam nas redes sociais, atraindo a atenção de curiosos para o local do acidente. Em um contexto internacional, um Acidente aéreo na Coreia do Sul demonstrou a gravidade de falhas em procedimentos de segurança.
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