Rio Grande do Norte em Alerta: Inmet emite avisos de chuvas intensas, incluindo Natal

Todas as cidades do RN entram em novos alertas de chuvas intensas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Norte neste sábado (5), sinalizando a possibilidade de chuvas intensas em diversas regiões do estado. Os avisos, classificados nos níveis amarelo e laranja, indicam diferentes graus de risco e abrangem múltiplos municípios, incluindo a capital, Natal. Saiba mais sobre os alertas de chuvas intensas emitidos para Natal e mais 115 cidades do RN pelo Inmet.

O alerta amarelo, que já estava em vigor desde a sexta-feira (4), às 10h, e foi estendido, cobre 116 municípios potiguares. Já o alerta laranja, mais grave, engloba nove municípios, onde os riscos associados às fortes precipitações são ainda maiores. O Rio Grande do Norte em Alerta: Inmet Amplia Avisos de Chuvas Intensas para Todos os Municípios.

Segundo o Inmet, a previsão aponta para volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar até 100 milímetros ao longo do dia. Além disso, são esperados ventos fortes, com rajadas que podem superar os 100 km/h.

A diferença crucial entre os alertas reside no potencial de impacto. Enquanto o alerta amarelo indica uma situação de atenção, o alerta laranja sinaliza um risco mais elevado de ocorrências como:

  • Cortes de energia elétrica.
  • Queda de galhos de árvores.
  • Alagamentos.
  • Descargas elétricas.

Diante deste cenário, o Inmet reforça a importância de medidas preventivas, especialmente durante as rajadas de vento:

  • Evitar abrigar-se sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em Natal, fortes chuvas já causaram alagamentos, transbordamento de lagoas e transtornos à população.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *