O Governo Federal e o Governo do Rio Grande do Norte anunciaram a restauração de 130 quilômetros de rodovias estaduais, que foram utilizadas como rotas alternativas durante a interdição da BR-304, em Lajes. A previsão é que as obras comecem no final de janeiro de 2025, após a conclusão do processo licitatório. O investimento estimado é de R$ 88,8 milhões.
A iniciativa é liderada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em colaboração com o governo estadual. Os trechos que passarão por recuperação incluem as rodovias:
- RN-118 (Itajá a Macau)
- RN-129 (Lajes a Pedra Preta)
- RN-263 (Pedra Preta ao perímetro urbano da cidade)
- RN-269 (Nova Cruz a Passa e Fica)
- RN-093 (Lagoa D’Anta a Tangará)
Essas vias foram cruciais para o fluxo logístico do estado durante a reconstrução da ponte sobre o rio Ponte de Serra, que desabou em março de 2024 devido às fortes chuvas. A governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância da parceria com o Governo Federal para enfrentar emergências e garantir melhorias contínuas na infraestrutura. Segundo ela, o apoio foi fundamental para a reconstrução da ponte, e agora, para a restauração das rodovias que serviram de desvio.
“Estamos entregando uma nova ponte, mais moderna e segura, e, agora, vamos restaurar os trechos rodoviários que absorveram o fluxo de veículos durante o incidente com a ponte em Lajes. Seguiremos firmes em parcerias com o Governo Federal para trazer mais bem-estar e cidadania ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora.
O Programa Estadual de Recuperação de Rodovias, conduzido pelo DER/RN, encerra 2024 com 736,5 quilômetros de estradas recuperadas ou em fase de pavimentação, abrangendo 33 trechos em todas as regiões do estado. Dentre os destaques, estão o trecho da RN-177, que conecta Pau dos Ferros e São Miguel, e a duplicação do trecho urbano da RN-015, em Baraúna. O governo planeja recuperar mais de 1.600 quilômetros de estradas até o final de 2025, com um investimento superior a R$ 1 bilhão.
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