O município de Tangará, no Rio Grande do Norte, teve sua situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. A portaria que formaliza o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (24).
A medida permite que a prefeitura de Tangará solicite recursos federais para ações de defesa civil, visando mitigar os efeitos da seca que assola a região. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de itens essenciais como cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Impacto da Seca no Rio Grande do Norte
Atualmente, o Rio Grande do Norte contabiliza 55 reconhecimentos de situação de emergência em vigor, distribuídos da seguinte forma:
- 44 municípios afetados pela seca;
- 10 municípios em situação de estiagem;
- 1 município atingido por chuvas intensas.
A persistente seca tem gerado impactos significativos em diversas regiões do estado, comprometendo o abastecimento de água para a população e a produção agrícola, atividades vitais para a economia local. Em paralelo, em outras regiões do estado, a população sofre com o excesso de água. Em Macaíba, por exemplo, a Chuva Intensa em Macaíba (RN) Causa Cratera em Ponte do Vigário e Alerta Defesa Civil.
Em novembro, a situação já era crítica, com alertas sobre a necessidade de manutenção no sistema adutor que afetaria o abastecimento em diversas cidades:
Leave a Reply