Um homem de 22 anos, apontado como um dos executores do assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Alves de Oliveira, foi preso em Mossoró na manhã desta quinta-feira (19). A ação, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-304, marca a sexta prisão de suspeitos envolvidos no crime que chocou o Rio Grande do Norte em agosto deste ano.
Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito foi abordado por volta das 10h enquanto viajava do Ceará para Mossoró, onde planejava passar o fim de ano. As autoridades já monitoravam seus movimentos e, de acordo com o delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia Civil do Oeste, havia um mandado de prisão contra ele desde o início das investigações. O delegado apontou que um dos veículos utilizados no crime era de propriedade do suspeito.
Já o delegado Jomario Montenegro, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), informou que, após a prisão, o homem admitiu ter emprestado o carro, mas negou participação na execução.
*As investigações apontam que sete pessoas participaram do assassinato.* Quatro suspeitos foram detidos logo após o crime. Um quinto foi preso pela Polícia Militar na última sexta-feira (13). Em outubro, um suspeito foi encontrado morto em uma área de mata, com sinais de que teria sido baleado em confronto no dia do crime. Todos os suspeitos permanecem detidos enquanto as investigações continuam, com o objetivo de identificar os mandantes e as motivações por trás do assassinato do prefeito e seu pai.
O Caso
Marcelo Oliveira, cujo nome oficial era Francisco Damião de Oliveira, foi assassinado juntamente com seu pai, Sandi Alves de Oliveira, no dia 27 de agosto, enquanto visitavam apoiadores em João Dias. Criminosos em dois veículos abordaram as vítimas e efetuaram diversos disparos. Sandi morreu no local, enquanto Marcelo faleceu horas depois em um hospital. O segurança do prefeito também foi baleado, mas sobreviveu.
A ação criminosa desencadeou uma operação policial com a prisão de vários suspeitos, incluindo dez pessoas acusadas de planejar vingança pelo assassinato do gestor. Após a morte de Marcelo, seu irmão, Jessé Oliveira, assumiu a prefeitura interinamente. A esposa do prefeito, Fatinha de Marcelo, foi eleita a nova gestora da cidade, assumindo o cargo em 2025.
Histórico das vítimasMarcelo Oliveira foi eleito prefeito em 2020, mas renunciou ao cargo em 2021, retornando em 2022 após alegar ter sofrido ameaças. Ele já havia sido vereador em duas oportunidades (2008 e 2012), e também foi candidato a prefeito em 2016. Sandi Alves de Oliveira, pai de Marcelo, também atuou como vereador e era considerado sua inspiração na política.
João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes. A economia local, em 2022, contava com 294 pessoas ocupadas, com um rendimento médio de 1,5 salário mínimo.
Leave a Reply