Escola em Natal oferece oficina gratuita de xilogravura para fomentar arte e renda

Escola em Natal oferece oficina gratuita de xilogravura para fomentar arte e renda
O POTI

A Escola Estadual Passo da Pátria, localizada na zona Leste de Natal, promoverá a oficina gratuita “Xilo de Corda” entre os dias 19 e 30 de maio. O projeto tem como objetivo ensinar a técnica da xilogravura a jovens e adultos da comunidade em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é exclusiva para alunos da instituição e as inscrições já estão abertas na coordenação da escola desde esta segunda-feira (5).

Ministrada pelo arte educador e artista visual Douglas Buso, a oficina abordará a xilogravura, técnica tradicional que utiliza a madeira como matriz para entalhes, permitindo a criação de imagens que são impressas. Os participantes aprenderão desde a preparação do ambiente de trabalho até o uso adequado das ferramentas e a produção final das gravuras. A temática das obras será inspirada nos conteúdos trabalhados pelos professores da escola.

De acordo com os organizadores, a atividade visa promover a valorização da cultura popular e oferecer uma oportunidade de geração de renda aos participantes. A coordenação do projeto informa que "a técnica vai permitir aos participantes a aplicação desse tipo de arte na produção de peças como ecobags e camisetas, se tornando uma fonte de renda". Iniciativas como essa complementam ações que ocorrem na cidade, como o bazar beneficente do Hospital Infantil Varela Santiago promove bazar beneficente com produtos da Receita Federal em Natal, que também visam o bem estar social.

A iniciativa é uma realização da Buso Arte BR em parceria com a Demaré Produções, com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), na categoria de artes visuais. Ao todo, são oferecidas 20 vagas para a oficina, que será realizada nas dependências da escola. Para quem busca outras oportunidades, a UERN Natal abre inscrições gratuitas para curso de programação CodLab para jovens.

Exposição e Feira de Economia Criativa

Ao final da oficina, os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos e comercializados em uma feirinha de economia criativa, aberta ao público local. Este tipo de evento contribui para a movimentação da economia criativa, assim como os eventos que agitam Natal com Padre Fábio de Melo, Capital Inicial e Socorro Lima.

Sobre Douglas Buso

Douglas Buso é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui pós-graduação em Metodologia de Ensino das Artes Visuais. Com experiência como educador em escolas públicas de Campo Grande (MS), atualmente desenvolve projetos de formação cultural no Rio Grande do Norte. Entre suas ações, destaca-se a oficina de xilogravura “Xilo de Corda” em São Gonçalo do Amarante, voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social, com apoio do edital de economia criativa do Sebrae 2023.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.