Escolaridade no RN avança: número de potiguares com ensino superior triplica em 22 anos, aponta Censo

Brasileiros adultos com ensino superior completo chegam a 18,4%, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte (RN) registrou um notável avanço na escolarização de sua população entre 2000 e 2022, conforme revelado pelos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta para um crescimento significativo na taxa de frequência escolar, especialmente entre crianças e jovens, e um aumento expressivo no número de potiguares com ensino superior completo.

O percentual de pessoas com graduação concluída no estado triplicou no período, saltando de 4,6% em 2000 para 15,1% em 2022. Na educação infantil, a cobertura também apresentou crescimento, passando de 14,7% para 31,4% na faixa etária de 0 a 3 anos, e de 69,6% para 91,8% entre 4 e 5 anos. No ensino fundamental (6 a 14 anos), a taxa de frequência escolar atingiu 98,5%, enquanto no ensino médio (15 a 17 anos) alcançou 87,5%.

O Censo 2022 também detalhou a distribuição dos graduados por área de formação no RN:

  • Negócios, administração e direito: 90.966 pessoas
  • Educação: 66.167 pessoas
  • Saúde e bem-estar: 63.280 pessoas
  • Artes e humanidades: 25.969 pessoas
  • Engenharia, produção e construção: 25.938 pessoas
  • Ciências sociais, comunicação e informação: 24.607 pessoas
  • Ciências naturais, matemática e estatística: 14.645 pessoas
  • Graduação mal especificada: 8.836 pessoas
  • Serviços: 8.026 pessoas
  • Computação e tecnologia da informação: 6.724 pessoas

Esse avanço na educação resultou na diminuição da população sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, que passou de 69,3% em 2000 para 42,6% em 2022. O grupo com ensino fundamental completo e médio incompleto subiu para 13,2%, enquanto aqueles com ensino médio completo e superior incompleto aumentaram de 15% para 29,1%. É importante acompanhar o progresso da educação e programas como o FIES 2025, que oferece oportunidades de financiamento estudantil.

Em relação ao ensino superior, 20,93% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam matriculados em uma graduação em 2022, enquanto entre os mais velhos, o percentual foi de 19,78%. Além disso, 5% da população com mais de 25 anos cursava uma pós-graduação.

Entre os municípios potiguares com mais de 100 mil habitantes, Parnamirim apresentou a maior média de anos de estudo (10,9), superando a média nacional (9,5). Mossoró teve 9,7 anos e Natal, 10,3 anos.

No ensino fundamental, São Gonçalo do Amarante registrou a maior taxa de frequência escolar para crianças de 6 a 14 anos (99,02%). Já Parnamirim liderou na faixa de 15 a 17 anos (90,81%) e na frequência de adultos no ensino superior (9,15%). Em Natal, 38,06% dos jovens de 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior. A UFRN abre 268 vagas residuais para graduação em diversos campi, proporcionando mais oportunidades de acesso ao ensino superior.

O levantamento também apontou desafios no acesso à educação infantil. No estado, 32,55% das crianças de 0 a 3 anos estavam em creches, abaixo da média nacional. Na faixa de 4 a 5 anos, 32,4% frequentavam a pré-escola, também inferior à média do Brasil.

O Censo mostrou que as mulheres potiguares estão mais presentes no ensino superior do que os homens. Em 2022, 8,35% delas tinham graduação completa, contra 5,25% dos homens. No Brasil, os índices foram de 9,96% para mulheres e 6,79% para homens.

Entre os cursos de pós-graduação, as mulheres também lideram. No Rio Grande do Norte, elas representam a maioria no mestrado (1,1% contra 0,74%) e no doutorado (0,53% contra 0,43%). Em Natal, essa diferença foi ainda maior, com 1,69% das mulheres em mestrado e 1,01% no doutorado, enquanto entre os homens os percentuais foram de 0,97% e 0,63%.

Por outro lado, os homens ainda são maioria em áreas como engenharia e tecnologia da informação, enquanto as mulheres predominam em educação e saúde. É importante notar que a Uern abre seleção para professores temporários em quatro campi, oferecendo oportunidades de emprego para profissionais da área de educação.