Natal será palco da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) nos dias 14 e 15 de fevereiro. O evento, que acontecerá na Estação Cidadania, localizada na Av. do Baião, 2908, Lagoa Azul, reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes, além de familiares e visitantes.
O Serviço Social da Indústria (SESI/RN) comemora dez anos de realização do torneio, uma competição internacional que desafia jovens de 9 a 16 anos a desenvolver soluções inovadoras através da construção e programação de robôs de Lego. A competição é gratuita e aberta ao público. Eventos como esse são importantes para o desenvolvimento dos jovens, assim como o projeto de Cidadania Digital que premiou um professor de Parnamirim.
O Torneio de Robótica FLL busca incentivar o ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de promover a inclusão digital e despertar o interesse dos jovens pela robótica. O evento visa proporcionar um ambiente de aprendizado para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas. Em Mossoró, a Rede Municipal de Ensino também busca oferecer o melhor para seus alunos.
Ana Karenine Medina, gestora de Educação do SESI/RN, destaca a importância do torneio. "O tema deste ano nos convida a explorar novas fronteiras do conhecimento e a propor soluções para desafios contemporâneos. A cada edição, vemos equipes cada vez mais preparadas e engajadas em projetos que não só demonstram domínio técnico, mas também um profundo senso de impacto social e sustentabilidade", afirmou Medina.
A gestora ressalta, ainda, que o torneio tem o potencial de inspirar soluções para o mundo e promover o aprendizado e o crescimento dos participantes. Em Parnamirim, a rede municipal também está focada em promover o melhor aprendizado.
O Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) é uma realização do SESI/RN com o apoio da Secretária de Esportes e Lazer de Natal.
Os ingressos gratuitos para o evento podem ser obtidos através da plataforma Sympla.