O professor Hery de Oliveira, da Escola Municipal Joana Alves, localizada em Cajupiranga, Parnamirim (RN), foi um dos cinco educadores brasileiros agraciados com o “Prêmio Cidadania Digital”. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada na próxima terça-feira (11), durante a 17ª edição do Dia da Internet Segura, em São Paulo.
O reconhecimento é fruto do projeto desenvolvido na disciplina de Cidadania Digital, uma iniciativa em parceria entre a SaferNet Brasil e o Governo do Reino Unido. A disciplina oferece um currículo de 44 horas de atividades, abordando temas cruciais para o uso consciente e responsável da internet.
Desde sua implementação, a iniciativa já impactou positivamente 150 alunos, distribuídos em cinco turmas do 6º ao 9º ano da Escola Joana Alves. O objetivo principal é conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e benefícios inerentes ao ambiente digital. Inclusive, em Parnamirim abre matrículas para novos alunos da rede municipal em 15 de janeiro, mostrando o compromisso da cidade com a educação.
As atividades propostas na disciplina Cidadania Digital abordam:
- Fake news
- Perfis falsos
- Uso excessivo de telas
- Cyberbullying
- Discursos de ódio
- Gentileza nas redes sociais
- Impacto na autoimagem
- Perigos relacionados a apostas online
“Nosso objetivo é alertar os alunos para os perigos do cyberespaço e, ao mesmo tempo, ensiná-los a fazer bom uso das ferramentas digitais, com ética e responsabilidade”, declarou o professor Hery de Oliveira. É importante lembrar que o uso de celulares em escolas será restringido em 2025: veja as novas regras que visam um ambiente de aprendizado mais focado.
Para o educador, a inclusão da cidadania digital no currículo escolar é fundamental para formar jovens mais críticos e conscientes, capazes de navegar no mundo virtual de forma segura e responsável. Essa iniciativa se alinha com a nova lei que restringe uso de celulares em escolas de educação básica no Brasil, buscando promover um uso mais consciente da tecnologia.