Professores da rede estadual do RN encerram greve após acordo com o Governo

Profissionais da educação estadual encerram greve e traçam novos objetivos em Assembleia

Após 34 dias de paralisação, os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) decidiram, em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) nesta segunda-feira (31), encerrar a greve da categoria.

A decisão foi tomada após a aceitação da última proposta apresentada pelo Governo do Estado referente ao reajuste salarial de 2025, definido em 6,27%. A proposta governamental foi apresentada aos dirigentes do Sinte-RN pelos secretários Pedro Lopes (Administração), Socorro Batista (Educação) e Adriano Gadelha (Relações Institucionais) na última sexta-feira (28).

Conforme a proposta acatada, o pagamento do reajuste de 6,27% será implementado na folha de abril para os profissionais que recebem abaixo de R$ 4.687,77 para 40 horas semanais (novo valor do piso salarial definido pelo Governo Federal no início do ano). Para aqueles que já recebem acima do piso, o reajuste será dividido em duas etapas: 5% em abril e 1,27% em junho.

O Governo do Estado propôs que a negociação sobre o pagamento do retroativo de janeiro a junho de 2025 ocorra a partir de novembro. Em relação aos retroativos de 2023 e 2024, a gestão estadual aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) devido a questionamentos do Ministério Público sobre a fórmula de cálculo. No entanto, os professores decidiram buscar a via judicial para tentar antecipar esses pagamentos.

Outras reivindicações atendidas:

Em relação aos professores temporários, o Governo se comprometeu a realizar aditivos nos contratos vigentes para garantir o pagamento de 1/3 de férias e do 13º salário, com previsão de pagamento até 10 de julho de 2025. Para os novos contratos, um decreto regulamentando o direito a esses benefícios será publicado na próxima terça-feira (1º), assegurando que os profissionais já ingressem com os direitos garantidos.

Outro ponto crucial da proposta é o compromisso com a valorização dos servidores administrativos. O Governo se comprometeu a coordenar o movimento que dará os encaminhamentos finais para a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários. Uma nova versão da proposta será enviada à diretoria do Sinte para análise e, após acordo, encaminhada à Assembleia Legislativa do RN. Assim como em Parnamirim, outras cidades do Rio Grande do Norte buscam valorizar seus servidores.

A proposta também inclui o envio, até o final de maio, de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que redefinirá os critérios de porte das escolas, impactando diretamente a estrutura organizacional e as funções de gestão escolar, visando garantir melhores condições de trabalho e maior motivação para o exercício das funções pedagógicas e administrativas. A UFRN também tem se destacado na área da educação no estado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *