Projeto Trapiá Semente impulsiona o teatro entre jovens do Seridó potiguar em sua 4ª edição

Em sua 4° edição, projeto Trapiá inicia ações no Seridó potiguar

O projeto Trapiá Semente, que visa fomentar a criação de grupos de teatro no Seridó potiguar, retoma suas atividades para a sua quarta edição. A iniciativa, promovida pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, teve início com a "Imersão Trapiá", realizada no Auditório CDS Caicó e Centro Cultural Adjuto Dias, na sexta-feira (21). O evento, de participação gratuita, foi direcionado a orientadores que guiarão adolescentes nas cidades contempladas e incluiu a apresentação do espetáculo “Condenadxs” para um público de 190 jovens do ensino fundamental e médio.

Em 2024, o projeto expande sua atuação para São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá, seguindo as fases de “Semear”, “Regar” e “Florescer”. A equipe do projeto já realizou visitas técnicas nas cidades entre fevereiro e março, buscando os melhores locais e datas para as atividades.

O Trapiá Semente oferece um curso livre aos jovens, com idades entre 13 e 17 anos, abrangendo diversas áreas do teatro, como atuação, criação de figurinos e cenários, e dramaturgia. O objetivo é permitir que os participantes explorem seus talentos e desenvolvam habilidades em diferentes funções teatrais. Projetos como esse, que visam disseminar a cultura, mostram a importância de iniciativas como o Festival DoSol, que inclusive foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

As inscrições para o projeto estarão abertas de março a abril. Os interessados poderão se inscrever online, por meio de formulários, ou presencialmente em escolas, Secretarias de Educação e Cultura, e outros setores das prefeituras de cada cidade. Cada município divulgará os locais, horários e datas para as inscrições.

Tatiane Fernandes, produtora do Trapiá Semente, destaca a importância do projeto: “O projeto é uma jornada incrível, onde apresentamos o fazer e o apreciar da linguagem teatral a crianças e adolescentes e motivamos o investimento desta linguagem nos municípios por onde passamos, além de mobilizar toda a população para participar do processo e prestigiar os espetáculos que são realizados durante todo o ciclo. Continuar essa iniciativa por mais um ano é um presente para o seridó potiguar”. Grupos como o Clowns de Shakespeare levam arte e debate gratuitos a São Gonçalo do Amarante e Macaíba, mostrando que a cultura potiguar está cada vez mais rica.

O projeto conta com o apoio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação José Augusto, através da Lei Câmara Cascudo, além do suporte das prefeituras onde o projeto acontece.

Na edição anterior, em 2024, o Trapiá Semente impactou Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó e Timbaúba dos Batistas. Ao todo, 65 crianças e adolescentes participaram de 25 oficinas ministradas por profissionais da Associação Cultural Trapiá e da Mapa Realizações Culturais.

Para mais informações e inscrições: (84) 99657-4466

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *