A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a Semana de Comunicação do Departamento de Comunicação Social (Decom), de 7 a 9 de abril. O evento, com o tema “A Comunicação e as Diversas Lutas por Memória, Verdade e Justiça”, reunirá professores, estudantes e profissionais das áreas de Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, além da pós-graduação em Comunicação (PPGEM), para discutir o papel crucial da comunicação e das mídias nas lutas sociais contemporâneas.
A Semana de Comunicação, com o apoio de docentes e discentes, será palco de palestras, oficinas e minicursos, visando envolver tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral, incluindo movimentos sociais e profissionais de mídia. O objetivo central é refletir sobre o potencial da comunicação como ferramenta de promoção dos direitos humanos e nas lutas por justiça, memória e verdade. Em outro evento da UFRN, servidores da UFRN aderiram à paralisação nacional por reajuste salarial e valorização de carreiras, mostrando o engajamento da instituição em diversas causas.
O evento busca abordar a comunicação não apenas como um campo de estudo, mas como uma prática transformadora e imprescindível na luta pela preservação da memória e dos direitos humanos. Além disso, a UFRN lança e-book que resgata a história do jornalismo potiguar, evidenciando seu compromisso com a preservação da história e cultura local.
Programação da Semana de Comunicação:
Segunda-feira (7):
- Auditório 1 – 14h às 18h: Mostra audiovisual da Semana de Comunicação.
- Auditório 1 – 19h às 22h: Palestra de abertura com o Coletivo Aparecidos Políticos, grupo com 15 anos de experiência em trabalhos sobre arte e memória.
Terça-feira (8):
- Auditório 1 – 14h às 18h: Debate sobre o papel social da publicidade.
- Auditório 1 – 19h às 22h: Lançamento do e-book “Depoimentos para uma História da Imprensa Potiguar”, volume 2. A UFRN tem se destacado em iniciativas como essa, a exemplo do projeto onde UFRN abre inscrições para inclusão digital de idosos em Natal.
Quarta-feira (9):
- Auditório 1 – 14h às 16h: Discussão sobre comunicação popular, território e memória.
- Auditório 1 – 16h às 18h: Análise da violência contra jornalistas, as novas configurações de trabalho e os mecanismos de proteção.
- Auditório 1 – 19h às 21h30: Palestra de encerramento sobre os “60 anos do golpe civil militar no Rio Grande do Norte”.
Os minicursos e oficinas oferecidos durante a Semana de Comunicação da UFRN ocorrem de 7 a 9 de abril, das 14h às 18h, nas salas de aula do departamento. Diferentemente das atividades no auditório, a participação nas oficinas e minicursos será por ordem de chegada e sujeita à lotação do espaço, sem necessidade de inscrição prévia. A UFRN, conhecida por suas pesquisas, também explicou a imprevisibilidade e causas naturais de terremotos próximos ao RN.
Leave a Reply