UFRN lança e-book que resgata a história do jornalismo potiguar

MPRN anuncia vencedores do X Prêmio de Jornalismo da instituição

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se prepara para lançar o e-book “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – Volume 2”, uma iniciativa que visa preservar a memória e a identidade do jornalismo no estado. O lançamento ocorrerá no dia 8 de abril, às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação Social, integrando a programação da Semana de Comunicação da universidade.

Com 254 páginas, a obra é uma compilação de 19 entrevistas com jornalistas potiguares, conduzidas sob a orientação da professora Socorro Veloso, que também é uma das organizadoras do projeto. O e-book é resultado de um trabalho colaborativo com as jornalistas e pesquisadoras Alice Andrade e Jadeanny Arruda, e com o publicitário e pesquisador John Willian Lopes. As entrevistas foram realizadas durante o primeiro semestre de 2024, no âmbito da disciplina optativa de Jornalismo Literário.

O prefácio da publicação é assinado pelo jornalista Tácito Costa, que já colaborou em outras obras da coleção. O projeto gráfico é assinado por Victor Silva, do Centro de Ciências Humanas da UFRN. As entrevistas, acompanhadas de fotografias dos entrevistados, oferecem um panorama da trajetória de profissionais que atuaram em redações antes da popularização da internet no Brasil, nos anos 90.

Alice Andrade, doutora em Estudos da Mídia, destaca a importância do projeto: “O jornalismo potiguar tem um papel importante na construção da identidade e da memória do estado, e reunir esses depoimentos significa documentar a profissão, mas também os desafios, conquistas e transformações que a imprensa local vivenciou ao longo das décadas.” Segundo ela, a obra funciona como um arquivo histórico acessível, oferecendo um olhar humano sobre os bastidores do jornalismo. A UFRN também tem se destacado em outras áreas, como no projeto que combate o analfabetismo e promove inclusão em Natal.

Jadeanny Arruda, doutoranda em Comunicação, expressa sua satisfação com a conclusão do e-book e ressalta a riqueza das histórias reunidas: “Toda história é uma história que permite que a gente compreenda os locais, a sociedade, a cultura, os hábitos. O e-book é marcante e único, trazendo a memória de homens e mulheres que se dedicaram e se dedicam ao jornalismo como instituição social.”

Os estudantes de Jornalismo tiveram um papel essencial em todo o processo, desde o contato com os entrevistados até a redação final. Marina Layssi, estudante, enfatiza o quão enriquecedora foi a experiência: “Entrevistar profissionais de imprensa é gratificante, visto que repassam ensinamentos e conselhos para os mais novos.” A UFRN também oferece diversas oportunidades para seus alunos, como os cursos técnicos na Escola Agrícola de Jundiaí.

O e-book é dedicado à memória da jornalista Célia Freire, entrevistada por Marina Layssi e Gabrielly Borges antes de seu falecimento em outubro de 2024.

“Ter Célia no livro é o retrato da importância desse projeto, pois conseguimos realizar uma última entrevista com ela, preservando sua história”, destaca Marina.

Coleção Jornalismo Potiguar

Com o lançamento de “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – Volume 2”, a Coleção Jornalismo Potiguar chega a cinco obras produzidas que contemplam a imprensa do RN. A UFRN tem se mostrado ativa na promoção da cultura e da educação no estado, como no evento Paleo Potiguar, que celebra a paleontologia com atividades gratuitas no RN.

A professora Socorro Veloso ressalta que “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – Volume 2” representa um esforço de sistematização da história do jornalismo no Rio Grande do Norte: “Com este, são cinco livros já concluídos, que contemplam distintos períodos e vozes da imprensa do RN. Estamos recuperando histórias de jornalistas escritores, de fotojornalistas, dos profissionais que se dedicaram ao jornalismo cultural”.

Já foram publicados os ebooks “Jornalistas escritores do RN: entrevistas” (2017), “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar” (2018), “Fotojornalismo potiguar” (2019) e “Vozes do jornalismo cultural no RN” (2023). Todos estão disponíveis para download no repositório da Biblioteca Zila Mamede, da UFRN. Servidores da UFRN também têm se mobilizado, como na paralisação nacional por reajuste salarial e valorização de carreiras.

A obra a ser lançada no dia 8 de abril é o segundo volume da edição lançada em 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *