O projeto sociocultural Batuque de Mulheres, ligado ao Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI), realiza neste sábado (21) o lançamento do EP e do documentário intitulados “Amor, Resistência e Tambor”. O evento, com entrada gratuita e aberta ao público, acontecerá a partir das 17h na sede do GAMI, localizada na Rua Volta Redonda, 01, no bairro Potengi, zona Norte de Natal.
Desde 2019, o Batuque de Mulheres tem atuado na promoção da musicalização e formação política de mulheres, com foco na inclusão de lésbicas, bissexuais, negras e periféricas. O projeto busca capacitar mulheres artisticamente, oferecendo um espaço de segurança para o enfrentamento do machismo, da LGBTfobia e de outras formas de opressão social.
O EP “Amor, Resistência e Tambor” apresenta quatro faixas autorais, selecionadas a partir de mais de 20 composições criadas durante as oficinas do projeto. As músicas, descritas pelo grupo como “gritos de desordem”, abordam temas como vivências femininas, resistência e denúncia de injustiças. As letras são assinadas por alunas como Candice Azevedo, Lydianne Ribeiro, Larissa Carvalho e Vânia Pascoal. A produção musical é de Camila Pedrassoli, com apoio da Pólen Aceleradora Musical.
Simultaneamente ao lançamento do EP, será exibido o documentário “Amor, Resistência e Tambor”, dirigido por Camila Pedrassoli, Larinha Dantas e Rafaela Brito. O filme acompanha a trajetória do Batuque de Mulheres, destacando momentos cruciais desde sua criação, as primeiras apresentações e o impacto do grupo na cena cultural e política. Produzido por uma equipe 100% feminina, o documentário intercala músicas autorais do projeto com depoimentos das participantes, ressaltando o poder transformador da arte na busca pela igualdade.
Para Rafaela Brito, professora e coordenadora cultural do GAMI, o registro do trabalho em música e vídeo é um marco histórico para o projeto. Segundo ela, “Registrar nosso trabalho em música e vídeo nos possibilita acompanhar a trajetória de evolução do projeto e criar a memória do grupo para a posteridade. Neste documentário estamos contando como começamos, de onde viemos, quem esteve ao nosso lado para que estivéssemos aqui hoje e onde chegamos, é uma grande realização pessoal e coletivo. Gratidão a todas que fizeram e fazem parte dessa história, dando seguimento a esse trabalho de amor, resistência e tambor!”.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2024 conta com o patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI, com produção da Guria Produtora e apoio da Pólen Aceleradora Musical e do Festival Camomila.
Serviço:
- O que: Lançamento do EP e documentário “Amor, Resistência e Tambor”
- Quando: Sábado, 21 de dezembro, às 17h
- Local: Sede do GAMI – Rua Volta Redonda, 01, Potengi, Natal/RN
- Entrada: Gratuita
- Informações: Batuque de Mulheres | Gami Mulheres
Leave a Reply