Natal recebe uma residência artística especial com a colaboração entre o grupo potiguar Clowns de Shakespeare e o Teatro de Los Andes, da Bolívia. Intitulado “Estreitando FRONTE[I]RAS”, o projeto, que teve início em 18 de março no TECESol, em Neópolis, visa fortalecer os laços culturais entre Brasil e Bolívia, dando continuidade a uma parceria que começou em 2022 com a criação da obra “FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O”. Em outras notícias de **Natal**, o Parque da Cidade Busca Revitalização com Plano de Ações Estratégico.
Com uma trajetória de três décadas, os Clowns de Shakespeare buscam promover o intercâmbio cultural e a reflexão sobre a América Latina. A programação inclui a oficina aberta ao público “Ruarispakani (Creando soy)”, realizada no TECESol. Nela, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o processo criativo do Teatro de Los Andes, que combina práticas teatrais contemporâneas com tradições e expressões culturais andinas. O projeto também engloba um intercâmbio artístico, fomentando a troca de experiências entre artistas locais e bolivianos.
Apresentação inédita de "FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O"
Os dois grupos apresentarão, pela primeira vez no Nordeste brasileiro, a obra “FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O” em duas sessões gratuitas no Teatro Alberto Maranhão (TAM). As apresentações estão marcadas para:
- Domingo (23), às 19h, com audiodescrição simultânea.
- Segunda-feira (24), às 20h, com tradução em Libras.
O espetáculo, fruto da colaboração inédita entre os Clowns de Shakespeare e o Teatro de Los Andes, nasceu de um processo de pesquisa e experimentação na divisa entre Brasiléia (Acre) e Cobija (Bolívia). A partir dessa experiência, a peça busca construir um entendimento sobre as relações entre os dois países e o continente, abordando o impacto das fronteiras na vida de um vilarejo fictício com elementos do realismo fantástico. Aproveitando o tema cultural, confira também sobre como **Natal** promove o 7º Concurso Fotográfico em busca da essência cultural da cidade.
Os ingressos para as apresentações foram disponibilizados através da plataforma Sympla, com um novo lote liberado em 20 de junho. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do RN, da Fundação José Augusto e do Teatro Alberto Maranhão, e é contemplado pela Seleção Pública nº 09/2024 do Programa Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024 – Bolsa para Formação e Intercâmbio, da Prefeitura de Natal.
Leave a Reply